Ganhadores celebram conquista do concurso de árvore de Páscoa em Pomerode: ‘uma grande alegria’

Os ganhadores do concurso de Páscoa da Rota do Enxaimel, em Pomerode, celebraram a grande conquista anunciada no último domingo (17). A edição de 2024 contou com mais de 70 inscritos e foi marcada por muita criatividade e casquinhas coloridas.

Ganhadores celebram conquista do concurso de árvore de Páscoa em Pomerode: ‘uma grande alegria – Foto: Arquivo pessoal/Reprodução ND

A grande vencedora da mais bela Osterbaum foi Mafalda Siewert, de 81 anos, que confeccionou sua árvore com cerca de 400 casquinhas e tranças de cetim feitas à mão.

Na votação popular do Portal ND Mais, a vencedora foi a árvore do 8º ano A do projeto bilíngue da Escola Amadeu da Luz. Ao todo, foram 12.105 votos na enquete, sendo 5.100 na turma, que reutilizou as casquinhas naturais do ano anterior com o tema “colorido das casas enxaimel”.

A ação com os alunos foi coordenada pela professora Astrid Ideker, que pela primeira vez, participou do concurso por meio da escola. A turma já havia participado da edição passada, quando também conquistou o título na votação popular.

“Os alunos estão no projeto bilíngue, que prevê 10 aulas nas disciplinas de Alemão, Matemática, Conhecimentos Gerais e Artes no contraturno do ensino regular. Nesse contexto, confeccionamos as casquinhas em sala, utilizando com frequência diálogos em língua alemã”, explica Astrid.

Alunos escolheram temática da árvore de Páscoa

A professora comenta que grande parte dos alunos mora na Rota do Enxaimel e convivem em meio aos jardins decorados com uma variedade de cores.

“Como no ano passado fizeram as cores da bandeira alemã, nesse ano logo pensaram nas cores das casas da rota e o colorido de seus jardins. Dessa forma, criamos casquinhas novas, mas utilizamos também as casquinhas do ano passado”.

Mais de 330 casquinhas decoraram a Osterbaum do grupo - Arquivo pessoal/Reprodução ND

1
3

Mais de 330 casquinhas decoraram a Osterbaum do grupo – Arquivo pessoal/Reprodução ND

Turma reutilizou 179 casaquinhas na nova decoração  - Arquivo pessoal/Reprodução ND

2
3

Turma reutilizou 179 casaquinhas na nova decoração – Arquivo pessoal/Reprodução ND

Árvore de Páscoa da turma foi escolhida em votação popular  - Arquivo pessoal/Reprodução ND

3
3

Árvore de Páscoa da turma foi escolhida em votação popular – Arquivo pessoal/Reprodução ND

Os estudantes participaram do passo a passo da confecção da casquinha, que começou dentro da cozinha da casa deles. Após esvaziar os ovos, eles levaram os itens para a escola, pintaram, fizeram a perfuração e colocaram o cordãozinho.

“O ponto alto, foi o dia de enfeitar a árvore que está instalada nas imediações da escola. Fomos a pé e lá a arvore já nos aguardava. Precisamos destacar que a parceria dos pais e responsáveis pelas crianças foi muito importante, pois a árvore foi providenciada por um pai de aluno e foi instalada no jardim da casa de outra aluna. A árvore é um galho seco de goiabeira”, pontuou Astrid.

Com muito colorido, alunos embelezaram a árvore vencedora do voto popular  - Arquivo pessoal/Reprodução ND

1
4

Com muito colorido, alunos embelezaram a árvore vencedora do voto popular – Arquivo pessoal/Reprodução ND

Novos ovos foram decorados pelos alunos este ano - Arquivo pessoal/Reprodução ND

2
4

Novos ovos foram decorados pelos alunos este ano – Arquivo pessoal/Reprodução ND

Estudantes se dedicaram para enfeitar árvore de Páscoa  - Arquivo pessoal/Reprodução ND

3
4

Estudantes se dedicaram para enfeitar árvore de Páscoa – Arquivo pessoal/Reprodução ND

Alunos se divertiram na produção da árvore de Páscoa  - Arquivo pessoal/Reprodução ND

4
4

Alunos se divertiram na produção da árvore de Páscoa – Arquivo pessoal/Reprodução ND

Após concluir a decoração da bela árvore com 331 casquinhas, veio a ansiedade pelo resultado da votação no ND Mais. Todos se mobilizaram e compartilharam a enquete atrás de votos.

“No domingo, acompanhamos minuto a minuto a votação e estávamos muito ansiosos. Quando finalmente a votação fechou, foi uma grande alegria! No dia seguinte nos encontramos na escola e a diversão foi imensa”, destacou.

A premiação concedida ao grupo vencedor é um tour especial pela fábrica de chocolate da Nugali, programada para acontecer na tarde do dia 2 de abril.

Árvore com tranças de cetim e 400 casquinhas venceu como a mais bela de 2024

Moradora da Rua Testo Alto, Mafalda Siewert conquistou o título da mais bela Osterbaum da Rota do Enxaimel em sua primeira participação no concurso.

Mafalda Siewert e sua árvore vencedora – Foto: Fernanda Ribas/Divulgação ND

A produção da árvore contou com 400 casquinhas confeccionadas com tranças de cetim, todas feitas a mão, dando um toque especial para a decoração.

Mafalda recorda que costumava enfeitar árvores de Páscoa com papel crepom, mas descobriu uma cola especial para cetim e resolveu inovar, foi quando teve a ideia de fazer as tranças.

“Desde o começo do ano passado, sempre fazia, até que fiquei com um monte de tranças prontas. Eu mostrei isso para uma amiga e ela disse para eu fazer uma árvore. Então pedi para minha neta ajudar, ela conseguiu uma árvore e me inscreveu no concurso da Rota do Enxaimel”, explicou.

A mulher ainda comenta que levou cerca de 20 minutos para fazer cada trança e um total de 30 minutos para montar cada ovo utilizado na árvore.

Casquinhas com traças de cetim decoraram árvore ganhadora  - Fernanda Ribas/Divulgação ND

1
2

Casquinhas com traças de cetim decoraram árvore ganhadora – Fernanda Ribas/Divulgação ND

Mafalda Siewert celebrou a vitória  - Rota do Enxaimel/Reprodução ND

2
2

Mafalda Siewert celebrou a vitória – Rota do Enxaimel/Reprodução ND

Sobre em sua primeira participação já ter conquistado o título, Mafalda destaca que a felicidade foi imensa. “Quase não podia dormir de alegria. Com essa idade e ainda ganhar o concurso”, comemorou Mafalda, que já pensa em inventar outra decoração no próximo ano.

Maior Árvore de Páscoa

Na categoria Maior Árvore venceu a inscrita pelos alunos da Escola Amadeu da Luz, com 2 mil casquinhas naturais coloridas, 4,5 metros de altura e 2,8 metros de largura.

Os professores de Artes desenvolveram a temática “Tradição de Páscoa em Pomerode” e levaram as turmas à Osterfest, onde está a maior árvore de Páscoa do mundo. A maior árvore da edição do concurso pode ser vista pelos visitantes em frente à escola, na Rua Hilda G. Volkmann.

Escola Amadeu da Luz venceu como a maior árvore de Páscoa – Foto: Fernanda Ribas/Divulgação ND

Categoria Associados

A árvore escolhida da categoria é a da Delicaten Biscoitos e Cucas, com 1.051 casquinhas naturais decoradas com flores. O destaque da Osterbaum é o uso de ovos de oito espécies de aves domésticas diferentes, sendo ganso, pato, galinha, garnizé, peru, angolista, codorna e codorna chinesa.

Vencedora da categoria Associados , Delicaten – Foto: Fernanda Ribas/Divulgação ND

As vencedoras no julgamento do júri e no voto popular receberam cestas com produtos e serviços oferecidos pelos associados da Rota do Enxaimel. Além disso, um sorteio premiou outros cinco participantes do concurso. Os ganhadores foram Lucas Garcia da Rosa, Jorge Guenther, Décio Wachholz, Marcileia Rahn e Tânia Mara Gutz Wachholz.

Todas as árvores participantes permanecem expostas nas casas e podem ser avistadas da rua até o domingo de Páscoa, dia 31 de março.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.