Universidade Gratuita: projeto pronto

A versão preliminar do projeto que trata da implantação da Universidade Gratuita em Santa Catarina vai ser apresentada hoje, durante café da manhã, aos deputados estaduais pelo governador Jorginho Mello.

Governo do Estado conclui projeto Universidade Gratuita – Foto: Divulgação

Trata-se da mais ousada proposta oficial para democratizar o acesso ao ensino superior no Estado, beneficiando diretamente os alunos do sistema Acafe. Importante: é mais uma promessa de campanha que o atual governador coloca em execução.

O cronograma prevê audiência com os deputados para anotações em torno de aspectos polêmicos ou sugestão de ajustes, visando o envio do projeto na próxima semana à Assembleia Legislativa do Estado.

O secretário da Casa Civil, Estenner Soratto, um dos coordenadores do plano, destacou que a preferência é dada aos alunos egressos das escolas públicas.

A implantação será gradativa, com previsão de beneficiar 30 mil alunos este ano, 45 mil em 2024, 60 mil em 2025 e 75 mil em 2026. O sistema de ensino superior conta hoje com 300.000 estudantes.

As universidades particulares também  foram incorporadas no projeto e receberão 20% do que for investido no Universidade Gratuita. Hoje, recebem 84 milhões de reais.

Há duas condições para que os alunos possam serem admitidos no programa: ser catarinense ou estar aqui residindo há mais de 5 anos.

O desembolso previsto será de 300 milhões de reais em 2023, 700 milhões em 2025 para atingir a 1,2 bilhão de reais em 2026.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.