‘Limpa’ gordura do fígado! Chá milenar promete combater inflamações

Um estudo da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, revelou os benefícios do chá verde combinado com exercícios físicos na redução da gordura no fígado.

O chá verde possui efeitos protetores para a saúde e longevidade

Esta bebida possui efeitos protetores para a saúde e longevidade – Foto: Freepik/ND

O estudo, liderado pelo professor de Ciência Alimentar Joshua Lambert, surgiu em meio à crescente preocupação com a doença hepática gordurosa não alcoólica, frequentemente associada à obesidade e ao diabetes tipo 2.

Testes em camundongos

Camundongos foram submetidos a uma dieta rica em gorduras, extrato de chá verde e exercícios regulares, e após 16 semanas de pesquisas, os cientistas chegaram as resultados impressionantes.

Houve uma redução de 75% na quantidade de gordura hepática nos roedores que receberam essa combinação de tratamento, em comparação com o grupo de controle.

De acordo com os cientistas, os estudos foram feitos com roedores e por isso mais estudos em humanos são necessários para confirmar a eficácia desta combinação.

Mais estudos em humanos precisam ser realizados para comprovar os reais benefícios – Foto: Freepik/ND

Redução na absorção de gorduras

O estudo observou a interação entre os polifenóis do chá verde e as enzimas digestivas, sugerindo uma possível redução na absorção de gorduras.

Esta interação parece restringir a digestão de compostos alimentares, resultando na eliminação direta de parte da gordura ingerida pelo sistema digestivo, sem ser absorvida pelo organismo.

Além da redução da gordura no fígado, os camundongos tratados também apresentaram uma possível expressão genética mais acentuada relacionada à formação de novas mitocôndrias, indicando uma metabolização mais eficiente no corpo.

Benefícios do chá verde

O gastro cirurgião, Dr. Juliano Teles, compartilhou alguns benefícios do chá verde em um vídeo no seu canal.

Teles falou sobre os efeitos protetores do chá verde para a saúde e longevidade, destacando suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, assim como os efeitos inibidores de tumores.

Além de sua eficácia na prevenção de diversos tipos de câncer, incluindo próstata, mama e estômago, o chá verde também foi destacado por sua capacidade de melhorar o humor e a atenção, graças à presença de cafeína.

Esta bebida pode melhorar o humor e a atenção, graças a cafeína presente em sua composição – Foto: Freepik/ND

Outro ponto abordado foi o papel do chá verde na proteção contra doenças neurodegenerativas. O chá mostrou-se benéfico, também, na prevenção de doenças cardíacas, aumentando a quantidade de mitocôndrias no coração e melhorando sua função.

Dr. Juliano encorajou o consumo regular de chá verde, recomendando uma ingestão diária de 250 ml a 750 ml até o período da tarde, para evitar interferências no sono.

Confira o vídeo completo:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.