Plano Diretor: a derrota do atraso

A população de Florianópolis tem um débito com 19 dos 23 vereadores da Câmara Municipal que aprovaram o novo Plano Diretor, depois de muito trabalho e muitos embates políticos e judiciais.

Uma jornada que mostrou quem está a favor do futuro de Florianópolis e os que continuaram apostando no atraso.

Sessão da CMF que aprovou o Plano Diretor – Foto: Câmara Municipal de Florianópolis

Organizações da sociedade civil pela primeira vez se mobilizaram por esta histórica conquista que vai mudar a Capital, dando-lhe segurança jurídica e estabilidade política. Estes, unidos à população, merecem comemorações entusiásticas. A situação sofrerá mudanças extremamente produtivas. Afinal, a cidade vivia parcialmente na ilegalidade.

A novela revelou, também, uma nítida divisão entre os que querem o melhor para a população e os que permanecem ligados a esquemas populistas. Como destacou o vereador Renato Geske, estes defendem invasões ilegais nos morros e na periferia, criando insegurança para os ocupantes e elevando os problemas sociais e criminais.

Deles não se vê um projeto viável de habitação social, de geração de emprego e renda para os mais humildes ou de real promoção humana. Ou estavam presos à demagogia do voto ou queriam a derrota do Plano Diretor de olho nas eleições municipais de 2024, prejudicando a gestão do prefeito Topázio Silveira Neto.

Destaque na aprovação da matéria a decisão do desembargador Altamiro de Oliveira, vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado, que cassou a liminar intempestiva e garantiu ao Poder Legislativo o direito de cumprir o seu dever constitucional.

O magistrado enfatizou que a liminar “possui a potencialidade de causar grave lesão à ordem pública ao comprometer a implementação de instrumento vital à política de desenvolvimento e expansão urbana do município e prejudicar, sobremaneira, o processo de planejamento do ente público ora requerente.”

Decidiu bem e disse tudo! Derrotou os profetas do atraso e salvou o futuro de Florianópolis, assegurando melhores dias para seu povo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.