Fotógrafo viaja quase 300 km todo ano para fotografar a Rua do Outono em Curitiba: ‘Mostrar a capital com o meu olhar de um jeito diferente’; FOTOS


Lud Rogério de Araújo Neto, de 34 anos, mora em Ortigueira, nos campos gerais do Paraná, e é amante de paisagens. Entrou para o mundo fotográfico após o primeiro registro em 2014 na rua. Rogério de Araújo Neto, de 34 anos
Arquivo pessoal
A Rua Deputado Heitor Alencar Furtado, no bairro Mossunguê, em Curitiba, apelidada de “Rua do Outono”, atraí olhares que ficam encantados anualmente. Entre esses olhares, está o do fotógrafo Lud Rogério de Araújo Neto, de 34 anos, que nos últimos dedicou um tempo para viajar 300 quilômetros e fotografar a paisagem na capital. Veja álbum de fotos no final desta reportagem.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
“Fotografo há 9 anos. Todos os anos eu registo. Observo antes o período que atinge o auge. É mostrar a capital com o meu olhar de um jeito diferente”, disse.
O funcionário público de Ortigueira, nos Campos Gerais do Paraná, contou que o amor pela fotografia surgiu na adolescência, quando carregava a inseparável câmera fotográfica analógica pelos corredores da escola.
Ao longo dos anos, descobriu o amor pela natureza com a ajuda do pai.
“Meu pai veio do nordeste e viveu por muitos anos em uma região Semiárido, da Caatinga, e sempre admirou muito. Foi através dele que criei essa conexão”, contou.
Fotógrafo viaja quase 300 km todo ano para fotografar a Rua do Outono em Curitiba: ‘Mostrar a capital com o meu olhar de um jeito diferente’
Arquivo pessoal
A Rua do Outono foi descoberta pelo Lud em 2014, quando trabalhava no bairro e pegava o ônibus biarticulado diariamente. Atraído pelas cores e formatos das folhas, resolveu registrar.
Conectado com as belezas que o local proporciona, Lud recorda da primeira foto que fez do local em 2015. Oito anos depois, reproduziu uma imagem semelhante.
“Fui numa manhã, com bastante neblina e subi no viaduto famoso. Preparei a câmera e fotografei o momento exato que os ônibus estavam passando. Em abril de 2023 eu consegui reproduzir a foto no momento exato também”, contou.
Initial plugin text
‘Rua do Outono’
Conhecidas pela coloração avermelhada, os liquidâmbares foram importadas dos Estados Unidos, após escolha do engenheiro florestal Roberto Salgueiro.
São mais de 800 árvores enfileiradas que contornam a canaleta do expresso biarticulado. De acordo com a prefeitura, o evento vai até o final de maio.
Cuidados ao fotografar
A região da Rua do Outono é de tráfego de ônibus biarticulados, portanto, é necessário que quem estiver no local tenha cuidado na hora de fotografar ou filmar.
A Prefeitura de Curitiba pede que as pessoas não entrem na canaleta exclusiva dos ônibus. Essa conduta imprudente pode causar acidentes e graves atropelamentos.
O orientação é para que os registros sejam feitos apenas da calçada, em locais seguros, longe da canaleta.
Confira a galeria de fotos feitas pelo fotógrafo Lud Araújo.
Rua do Outono em Curitiba
Veja também:
Assista: Jovem sobrevive após cair de pêndulo a 20 m de altura; ele estava comemorando o divórcio
Pedágio: Ratinho Junior assina concessão de rodovias estaduais ao Governo Federal
Vídeos mais assistidos do g1 PR:
Veja mais notícias do estado em g1 Paraná.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.