Filhote de zebra nasce em SC após gestação incomum no Brasil; FOTOS


Segundo a bióloga Priscila Weber Maciel, existem poucos casais formados em idade reprodutiva no país. Nascimento aconteceu em Pomerode, no Vale do Itajaí. Parto da filhote de zebra em SC foi considerado incomum
Zoo Pomerode/ Divulgação
Uma filhote de zebra nasceu em um zoológico de Pomerode, no Vale do Itajaí, após uma gestação considerada incomum, segundo a bióloga Priscila Weber Maciel.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
“Existem poucos casais formados em idade reprodutiva e, por isso, esse nascimento é pouco comum”, explica a especialista, que atua no Zoo Pomerode, onde a filhote nasceu em 19 de janeiro. A novidade só foi divulgada na sexta-feira (5).
Para que o nascimento fosse possível, conforme o zoológico, foi necessário adotar uma série de medidas. O primeiro passo foi a aproximação do casal em seu habitat, que foi constantemente monitorado para “garantir o bem-estar de ambos”.
Sistema on-line da polícia de SC ajuda tutores a encontrarem cães e gatos perdidos
“Foram 12 meses de gestação e, durante esse período, a fêmea foi acompanhada quanto ao aumento do escore corporal e maior consumo de alimento, sendo assim adotada uma oferta de dieta adequada às suas necessidades, ajustes do ambiente, entre outros cuidados”, disse a veterinária.
Zebrinha nasceu em janeiro em Pomerode (SC)
Zoo Pomerode/ Divulgação
Hoje, com quase quatro meses, a filhote se alimenta bem com leite materno e, há algumas semanas, introduziu capim, alfafa e ração à alimentação.
De acordo com a equipe, a aproximação de mãe e filha com as outras duas zebras do zoológico foi feita de forma gradativa, para assegurar a compatibilidade entre eles.
“As duas foram mantidas em uma área anexa ao ambiente das zebras, para permitir o seu desenvolvimento e cuidados maternos sem a interferência das outras zebras. Agora, neste momento que ela está um pouco mais desenvolvida, foi possível fazer a junção com os outros animais”, explica.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Veja mais notícias do estado no g1 SC

Adicionar aos favoritos o Link permanente.