Programa de Educação Socioemocional entrega mais de três mil livros para alunos de Itajaí

Alunos e professores da rede municipal de ensino de Itajaí, no Litoral Norte catarinense, poderão usufruir de mais de três mil novos livros a partir deste mês. A entrega dos exemplares é feita pela secretaria de Educação, através do Programa de Educação Socioemocional.

Livros já começaram a ser distribuídos nas unidades de ensino – Foto: Prefeitura de Itajaí/Reprodução/ND

A previsão é de que até o fim do mês de maio todas as entregas já tenham sido realizadas nas escolas e centros de educação infantil de Itajaí.

Até o momento, 15 das 92 unidades contempladas com o programa já receberam os livros. O material de apoio da Educação Socioemocional auxilia na formação de estudantes, docentes e famílias. Atualmente, o programa atende 28 mil alunos da rede municipal de ensino de Itajaí.

“O desenvolvimento de competências propostas nos livros da coleção Somos Gênios Socioemocional, da Gênios Educacional, é referenciado pelas diretrizes oficiais da educação brasileira e por centros de pesquisa internacionais, com ampla experiência na implementação de programas que desenvolvem as competências socioemocionais”, informou a coordenadora da Educação Socioemocional de Itajaí, Kátia Teixeira.

As competências socioemocionais são preconizadas desde 2019 pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Itajaí é referência no assunto, porque já aplica o programa na rede municipal desde 2017.

A implantação nas unidades de ensino traz importantes benefícios para toda a comunidade escolar. Entre eles destacam-se a diminuição de casos de violência nas escolas, a redução do número de licenças médicas dos professores e a diminuição do bullying no contexto escolar e familiar.

“Eu sempre enfatizo que a educação socioemocional é um grande feito na nossa cidade, um dos projetos que mais tivemos retorno, porque saber que você pode salvar a vida de uma criança, transformar uma família, faz tudo isso valer a pena”, enfatizou a coordenadora do programa, Kátia Teixeira.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.