Sábado de “Dia D de Vacinação” tem 2,1 mil doses aplicadas em Joinville

O Dia D de Vacinação que aconteceu neste sábado (6), em Joinville, no Norte do Estado, contou com 2.191 doses aplicadas, sendo 1.186 contra a gripe, 670 bivalentes contra a Covid-19 e 335 outros imunizantes.

Aplicação da dose bivalente da Covid-19 em Santa Catarina – Foto: Cristiano Andujar/ND

Unidades Básicas de Saúde da Família nos bairros Jarivatuba, Floresta, Bucarein, Aventureiro, Bom Retiro e Vila Nova estiveram abertas para que a população pudesse receber as doses.

Vacina contra a Influenza

A vacina contra a Influenza segue disponível para crianças de 6 meses até 5 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas.

Também podem tomar caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Vacina bivalente contra a Covid-19

O reforço com a vacina bivalente contra a Covid-19 está disponível para pessoas com 18 anos ou mais e também para pessoas com idade entre 12 e 17 anos com comorbidades, imunocomprometidas, gestantes, puérperas, com deficiência permanente, em media socioeducativa, em Instituições de Longa Permanência e habitantes de comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.

Por se tratar de uma dose de reforço, é necessário que a pessoa tenha recebido pelo menos duas doses do esquema vacinal anterior e um intervalo mínimo de 4 meses entre a última dose de vacina contra a Covid-19, independentemente do imunizante.

A vacina bivalente contra a Covid-19 é uma atualização dos primeiros imunizantes utilizados, já que protege contra a cepa original da doença e também contra a subvariante ômicron. Com este reforço, o objetivo é ampliar a resposta imune da população.

Onde se vacinar

De segunda a sexta-feira, a população que está dentro do grupo prioritário pode se vacinar em qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde da Família de Joinville, com exceção da UBSF Jativoca. O horário em que as vacinas são aplicadas em cada um dos locais está disponível no site joinville.sc.gov.br.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.