Mutirão vai realizar mais de 5 mil procedimentos cirúrgicos e 22 mil consultas em Itajaí

A secretaria de Saúde de Itajaí, no Litoral Norte catarinense, credenciou na sexta-feira (5) dois hospitais para um mutirão de cirurgias eletivas. Serão realizadas mais de 5 mil procedimentos cirúrgicos e 22 mil consultas ambulatoriais pré e pós-operatórias na ação. O investimento total é de R$ 30 milhões.

Dois hospitais foram credenciados para o mutirão – Foto: Prefeitura de Itajaí/Reprodução/ND

A medida adotada pelo município busca atender a demanda reprimida e se aproximar de zerar as filas de espera da cidade em cerca de seis meses. Alguns dos procedimentos foram atrasados durante a pandemia de Covid-19, e por isso geraram filas.

Além das cirurgias, o credenciamento também prevê o fornecimento de leitos de UTI e de mais de 500 próteses, órteses e materiais necessários para as cirurgias.

Devem ser realizados mais de 400 procedimentos eletivos em cada hospital por mês, em áreas como visão, aparelho circulatório, sistema nervoso, mamas, torácicas, aparelho digestivo, ortopédicas, entre outras.

“Ontem lançamos um pacote de obras de infraestrutura e mobilidade e hoje estamos investindo no campo humano, social, com esse mutirão de cirurgias. É um trabalho que vai se refletir em toda a cidade, beneficiando milhares de pessoas, que são a nossa prioridade. Acredito que teremos um resultado muito positivo para efetivamente reduzir as filas de cirurgias eletivas”, destaca o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

A ação contará com a atuação do hospital Imigrantes, em Brusque, além do hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí.

Os primeiros procedimentos já iniciaram neste sábado (6) no Imigrantes Hospital e Maternidade. Ao todo, serão feitos 36 procedimentos urológicos de sábado até segunda (8) em pacientes que estão há mais tempo na fila de espera.

O Hospital Marieta informou ainda que tem capacidade para iniciar o mutirão de imediato e que irá alinhar com a secretaria o início dos procedimentos para os próximos dias.

“Nós estamos muito felizes em conseguir fazer esse mutirão e entregar esse serviço para a nossa comunidade. Nós temos filas de cirurgias represadas pelo menos desde 2018 e atualmente são mais de 4.600 pessoas aguardando cirurgias, das mais simples as mais complexas. É um conquista muito grande para nós realizar um dos maiores mutirões que o município já teve nos últimos anos”, afirma o secretário de Saúde de Itajaí, Emerson Duarte.

O município também fornecerá transporte para todos os pacientes do mutirão que realizarem o procedimento em Brusque. A expectativa da secretaria é que em aproximadamente seis meses a demanda reprimida de cirurgias eletivas da cidade seja zerada.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.