Fóssil humano encontrado em Goiás pode ser o mais antigo já descoberto no Centro-Oeste

Um fóssil humano inteiro foi encontrado por pesquisadores de arqueologia em Serranópolis, em Goiás. Os restos foram identificados junto com outros instrumentos primitivos feitos de pedra lascada e carvão. Os cientistas acreditam que a ossada possa ter cerca de 12 mil anos.

Novas descobertas arqueológicas revelam presença humana ancestral em Goiás – Foto: Acervo Serranópolis/PUC Goiás/Reprodução/ND

Os pesquisadores submeteram o carvão encontrado a uma datação por radiocarbono para identificar a idade dos instrumentos. O teste constatou que os objetos teriam entre 11,7 mil e 11,9 mil anos. Os objetos foram encontrados junto ao pé do indivíduo que ainda não teve sua idade determinada.

Caso seja confirmado que a idade da ossada seja de 12 mil anos, o individuo pode ser considerado como o esqueleto mais antigo já encontrado no Centro-Oeste. É o que afirmou o pesquisador do IGPA (Instituto Goiano de Pré-história e Antropologia) da PUC-Goiás (Pontifícia Universidade Católica) que coordena o estudo, Júlio Cezar Rubin de Rubin, ao portal UOL.

O fóssil foi descoberto no final de 2022 e estava a uma profundidade de 1,90 m, perto de instrumentos e artefatos líticos (feitos com pedra lascada) e carvão. Para os pesquisadores, esses são os resquícios do que seria uma fogueira.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.