Vídeo fake viraliza ao mostrar mãe cheirando boneca envenenada antes de sequestro; entenda

Um vídeo falso que mostra um suposto sequestro tentado de uma criança após a mãe passar mal cheirando uma boneca dada pelo suposto criminoso voltou a circular nas últimas semanas na internet. As imagens, no entanto, consistem em uma encenação. O crime é falso.

Momento que a mãe supostamente pega a boneca envenenada

Encenação mostra mãe cheirando a suposta boneca envenenada e depois passando mal – Foto: Reprodução/Facebook

A gravação que viralizou sugere que as imagens são de uma câmera de vigilância. Há o letreiro com data e hora tal  como o logo da fabricante. A mensagem é encaminhada como se a autora da mensagem fosse a mãe da criança.

O vídeo é divulgado com um alerta: “a mãe acha um cheiro muito agradável e, se não fosse a avó, que estava na portaria, mais uma criança seria perdida. Não aceitem nada de estranhos na rua por mais que pareça inofensivo”.

Nas imagens o homem que encena o sequestro oferece a boneca para a mãe que, por sua vez, cheira o brinquedo duas vezes e imediatamente cai no chão. O suposto criminoso então fica esperando para sair do carro e tentar levar a pequena.

Apesar de estar aparentemente mal, a mãe consegue segurar a criança. Uma idosa – que seria a avó da pequena – expulsa o criminoso com um chinelo.

Boneca envenenada em sequestro é encenação

Há vários aspectos que denunciam a falsidade do vídeo. Um dos indícios da encenação é o fato da mãe, ao fim do vídeo, se levantar normalmente e carregar a suposta boneca envenenada. Outro é a suposta dificuldade do homem em arrancar a menina da mãe, que estaria mal.

O site boatos.org destacou em junho de 2022, época em que a gravação circulou pela primeira vez, que é possível “ver tanto a placa do vídeo, que é um HB20 prata com placas de Recife (PE) quanto um adesivo enorme de ‘Cadeias para maus-tratos’”.

O portal especializado em fact checking apurou na época com as forças policiais que não havia registro de tentativa de sequestro no município pernambucano.

O site localizou a origem do vídeo, que é uma página do facebook que encenava crimes e perguntava o que os internautas fariam na situação inventada. No entanto, as imagens foram retiradas da página e divulgadas como reais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.