Peçonha de cascavel paralisa rato desavisado na hora no Sertão Pernambucano

As cobras cascavéis são responsáveis provocar o maior número de mortes no Brasil em acidentes envolvendo serpentes. Seu veneno tem 65% de crotoxina, encarregado por inibir os movimentos musculares nas vítimas. Um vídeo divulgado pelo canal “Rei das Serpentes”, mostra o poder da cobra ao atacar um rato no Sertão Pernambucano.

Peçonha de cascavel paralisa rato desavisado na hora no Sertão Pernambucano – Foto: Reprodução/ND

O vídeo mostra a cobra enrolada próximo de uma rocha. De repente, o rato vermelho, como é conhecido, aparece desavisado e pula na serpente, que imediatamente ataca o roedor e injeta o veneno mortal. “Eu percebi que ela estava aqui na espera do alimento”, diz o homem que filma.

Em questão de segundos, o rato começa a sentir os efeitos da contaminação e seu corpo fica paralisado. Ele ainda tenta esboçar uma reação, mas não há chances de suportar o poder da peçonha.

Peçonha da Cascavel Paralisa o Rato na Hora

O rato que foi picado não consegue correr 1 metro de distância e já cai diante da força da peçonha da cascavel! #cascavel #cobra #venenosa #animais #natureza

Posted by Rei Das Serpentes on Friday, April 21, 2023

De longe, a cobra acompanha o rato agonizar com o seu veneno. Em seguida, parte para realizar a refeição. Após alguns segundos sentindo o cheiro do animal, a cascavel começa a devorar o roedor.

Características

A característica mais marcante da cascavel é um som de chocalho forte. A cascavel ocupa o primeiro lugar no número de mortes causadas por acidentes ofídicos, aqueles que envolvem mordidas de cobras. Segundo um estudo realizado pelo Instituto Vital Brazil, no período de 1990 a 1993, mais de cinco mil pessoas foram picadas por cascavéis.

Das 35 espécies que existem no mundo, apenas uma vive no Brasil — a Crotalus durissus. Ela habita os cerrados, regiões áridas e semi-áridas do Nordeste brasileiro, bem como os campos abertos das regiões Sul, Sudeste e Norte.

Na peçonha dessa serpente, há uma proteína que causa rápida coagulação, fazendo o sangue da vítima endurecer. O ser humano tem uma proteína parecida, a trombina. Ela é ativada quando nos machucamos e forma a “casquinha” nas feridas.

As células sanguíneas dos seres humanos possuem uma outra proteína chamada mioglobina. Quando o veneno crotálico – da cascavel – destrói essas células, a mioglobina sai na urina da vítima, que assume uma cor avermelhada.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.