Programa de neutralização de carbono do Grupo ND recebe moção em Palhoça

O presidente do Grupo ND, Marcello Corrêa Petrelli, recebeu uma moção de parabenização, nesta segunda-feira (8), na sessão da Câmara dos Vereadores de Palhoça, pelo programa de neutralização de carbono realizado pela empresa.

Moção foi recebida pelo presidente do Grupo ND, Marcello Corrêa Petrelli – Foto: Leo Munhoz/ND

O vereador Arcendino José Cerino (PSD), conhecido como Zunga, solicitou a moção, que foi aprovada por unanimidade pelos 17 vereadores da cidade. Para Zunga, a “ideia surgiu pelo trabalho que o ND vem fazendo, dando exemplo para as outras empresas de comunicação em realizar esta ação”.

O Grupo ND está à frente como a única empresa de comunicação do país que tem um programa de neutralização de carbono. Todos os custos de matéria-prima e insumos aplicados nas inserções publicitárias feitas nos veículos do grupo (jornal, revistas, TV, rádio e portal) agora são revertidos em uma moeda verde, o oxigênio, com o plantio de mudas.

As mudas de árvores da mata atlântica foram plantadas em novembro do ano passado – 1.500 somente em Palhoça. “Acredito que essa moção é muito merecida. E, principalmente, porque o plantio dessas mudas está sendo feito por crianças, induzindo-as e ensinando-as sobre a importância das árvores e mostrando o impacto positivo disso no futuro”, aponta Zunga.

Para Petrelli, é uma honra e alegria ver o reconhecimento desta ação tão importante para o meio ambiente. “Isso nos incentiva a mantermos este trabalho, de grande responsabilidade. Ficamos felizes em compartilhar esse feito com nossa equipe e também com o cliente, que sabe que o seu investimento é carbono zero”, declara.

“Quero agradecer ao vereador Zunga, ao presidente da Câmara, Marcos Roberto de Melo (Pros), e a todos os vereadores que aceitaram a moção por unanimidade. Muito obrigado por essa distinção”, agradece.

Petrelli destaca que esta é apenas uma das ações do grupo relacionada ao meio ambiente em Santa Catarina. Entre elas, destaca-se a maior usina de energia solar de Santa Catarina e do Sul do Brasil, inaugurada no ano passado em Piratuba, no Meio-Oeste.

São 5.840 placas solares, que ocupam área de 40 mil m² e geram 2,6 MW (megawatts), energia suficiente para abastecer 1.500 casas. A estrutura tornou o Grupo ND o primeiro conglomerado de comunicação do país 100% autossustentável em energia, ressaltando a missão de ser inovador e dar exemplo.

Grupo ND recebe moção da Câmara de Vereadores de Palhoça por programa de neutralização de carbono – Foto: Leo Munhoz/ND

Sustentabilidade

O engenheiro ambiental Marcos Antônio de Souza explica que todos os gastos (combustível, energia elétrica, papel etc.) gerados para produção e veiculação de conteúdo para anunciantes são calculados. O total de árvores é equivalente à neutralização de 210 toneladas de gás carbônico emitido pelo Grupo ND em 2021. Para neutralizar esse carbono seriam necessárias 1.400 mudas de árvores, no entanto serão semeadas 2.000, como margem de segurança.

Foram plantadas espécies nativas e frutíferas, como pitanga, araçá, aroeira, ingá, entre outras, algumas em área de recuperação ambiental. “Esta ação foi fundamental porque vivemos em uma situação de preocupação com a questão ambiental, porém, não vemos ações efetivas. E o Grupo ND tem trabalhado com efetividade”, esclarece Souza.

Petrelli também visitou o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia (MDB), que comentou sobre a ação importante para o município. “Quero parabenizar o Grupo ND pela iniciativa em torno da sustentabilidade. Essa é uma prática que precisa ser adotada por todas as empresas”, reitera Freccia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.