O que se sabe sobre atentado contra Trump, que deixou vítimas e suspeito morto nos EUA

O ex-presidente norte-americano e pré-candidato nas eleições 2024, Donald Trump, foi baleado durante um comício nesse sábado (13), em Butler, no estado da Pensilvânia.

O Serviço Secreto dos Estados Unidos confirmou que o autor dos disparos foi morto logo após o atentado contra Trump. Além dele, um espectador também morreu e outras duas pessoas ficaram feridas.

Atentado contra Trump ocorreu no estado da Pensilvânia. Candidato republicano saiu de evento fazendo gesto de punho cerrado para público.

Candidato do Republicano saiu de evento fazendo gesto de punho cerrado para público no local – Foto: Anna Moneymaker/ Getty Images North America/ Getty Images via AFP/ Reprodução/ ND

O FBI (Departamento Federal de Investigação, em tradução livre) identificou o autor dos tiros e localizou uma arma, de onde teriam sido efetuados os disparos.

“O FBI identificou Thomas Matthew Crooks, 20 anos, de Bethel Park, Pensilvânia, como o sujeito envolvido na tentativa de assassinato do ex-presidente Donald Trump em 13 de julho, em Butler, Pensilvânia”, comunicou a agência de serviço doméstico de inteligência e segurança dos Estados Unidos.

Atentado contra Trump exige reforço na segurança do ex-presidente

O FBI investiga se Matthew Crooks agiu sozinho e qual seria a motivação do atentado contra Trump. Segundo a agência Associated Press, a polícia recuperou um fuzil AR-15 semiautomático no local.

O Serviço Secreto dos Estados Unidos ainda informou que reforçou a segurança do ex-presidente, assim como em vários prédios públicos. “Esta é agora uma investigação ativa do Serviço Secreto e mais informações serão divulgadas quando disponíveis”, disse o porta-voz do Serviço Secreto, Anthony Guglielmi.

Não se sabe o estado de saúde das demais vítimas.

Ex-presidente agradece orações e confirma presença em comício

Na manhã deste domingo (14), em uma rede social, Donald Trump agradeceu as orações de todos e disse que a população deve se manter unida.

Na mesma postagem, ele  confirmou sua próxima aparição pública, que será na convenção do partido republicano, ainda nesta semana, em Winscosin. O evento vai confirmar Trump como candidato do partido à presidência.

Veja a manifestação do político:

 

Ex-presidente Donald Trump agradece orações e confirma presença em comício – Foto: Redes sociais/ Reprodução/ ND

“Obrigado a todos por seus pensamentos e orações ontem, e foi Deus sozinho que evitou que o impensável acontecesse. Nós não TEREMOS MEDO, e vamos nos manter resilientes em nossa fé e corajosos diante da maldade. Nosso amor vai para as vítimas e suas famílias. Nós rezamos pela recuperação daqueles que se feriram e guardamos na memória a pessoa que foi tão terrivelmente assassinada. Neste momento, é mais importante que nunca nos mantermos unidos e mostrarmos nosso verdadeiro caráter como americanos, nos mantendo fortes e determinados e não permitindo que o mal vença. Eu amo de verdade nosso país e amo todos vocês. Estou ansioso para falar à nossa grande nação esta semana em Winscosin.”

Tiro atingiu orelha do ex-presidente

O disparo feito de cima de um prédio atingiu, de raspão, a orelha direita de Donald Trump. Ele foi cercado por seguranças e retirado às pressas de cima do palanque. O ex-presidente não sofreu nenhum outro tipo de ferimento e passa bem.

*Com informações do R7

Adicionar aos favoritos o Link permanente.