Após 4ª enchente no ano, bombeiros seguem com equipes mobilizadas em Rio do Sul

Mesmo com a chuva abaixo do esperado, as equipes de força-tarefa dos Bombeiros Militares seguem mobilizadas em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Segundo o boletim da Defesa Civil do munícipio, emitido na última sexta-feira (12), o rio Itajaí-Açu poderá atingir 7,5 a 8,5 metros.

Equipe dos bombeiros

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar continuam mobilizadas em Rio do Sul – Foto: CBMSC/Reprodução ND

Bombeiros estão mobilizados em Rio do Sul

Segundo o CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina), até o fim da manhã deste domingo (14), não houve o acionamento das equipes para atendimentos de ocorrências em decorrência das chuvas no Alto Vale do Itajaí.

As equipes dos bombeiros irão permanecer empenhadas até que a situação se estabilize. No total, 37 bombeiros estão no atendimento às ocorrências e no gerenciamento da operação na área de atuação do 15º BBM.

O CBMSC alerta que, ainda que a previsão demonstre uma redução no volume esperado de chuva, a população deve estar atenta e buscar ajuda em caso de emergência, ligando 193.

Rio do Sul sofreu quatro enchentes este ano

Durante a madrugada da última sexta-feira (12), Rio do Sul registrou sua quarta enchente no ano de 2024. O rio Itajaí-Açu chegou ao pico de 7,46 metros por volta das 5h40.

No início da manhã do dia 12, as ruas como a Wenceslau Borini, na ligação entre o Canta Galo e o Canoas, na região da “ponte da Ximbica” e a rua Pedro Avelino, na Barra do Trombudo, registram alagamentos. Motoristas devem utilizar desvios.

Cidade de Rio do Sul em estado de enchente

Rio do Sul já enfrentou quatro enchentes neste ano – Foto: Rio do Sul do Alto/Reprodução/ND

Ainda na tarde de quinta-feira (11), a prefeitura abriu um novo abrigo para acolher moradores que precisam deixar suas casas de forma preventiva.

Em vídeo registrado por um morador na noite de quinta-feira, é possível observar a água transbordando pela ponte da Ximbica. Esta é a segunda vez na semana que o local registra alagamentos


Após três dias, a cidade voltou a registrar alagamentos na região – Vídeo: Rio do Sul do Alto/Reprodução ND

Comportas de barragens foram fechadas

As comportas das barragens de Taió e Ituporanga seguem fechadas, de acordo com a última atualização da Defesa Civil.

A Barragem Oeste, em Taió, está com todas as sete comportas fechadas. Já na Barragem Sul, em Ituporanga, quatro das cinco comportas estão fechadas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.