Blumenau vai investir mais de R$ 821 mil em câmeras e botões do pânico em escolas e creches

Foi lançada nesta terça-feira (9), o edital de licitação para a instalação de câmeras de monitoramento e botões do pânico nas escolas e creches de Blumenau, no Vale do Itajaí. Ao todo, a Prefeitura de Blumenau prevê investir mais de R$ 821 mil na instalação dos equipamentos, nas 220 unidades de ensino do município.

Licitação para instalar câmeras e botões do pânicos em escolas e creches de Blumenau é lançada – Foto: Vinicius Bretzke/Eduardo Fronza/Reprodução/ND

A instalação dos equipamentos nos educandários é uma das medidas de segurança anunciadas pelo município após o ataque a creche Cantinho Bom Pastor, no dia 5 de abril. Quatro crianças morreram e outras cinco ficaram feridas na tragédia.

O edital prevê a contratação de uma empresa para o serviço de locação, com instalação, manutenção preventiva e corretiva para atuar no período de 12 meses. “A proponente deverá apresentar declaração de que a empresa possui equipe técnica especializada e compatível com o objeto da licitação, constando da mencionada declaração a relação nominal dos profissionais habilitados a prestar os serviços de instalação, treinamento e manutenção dos equipamentos”, informa o documento.

A licitação para a instalação das câmeras de segurança reforça algumas exigências para as empresas que estejam interessadas em participar, tais como: possuir imagem colorida no período noturno, sensor de imagem, detecção de movimento e acesso remoto.

O botão do pânico e as câmeras serão interligados com a Polícia Militar e também com a Central de Controle Operacional da prefeitura de Blumenau, acionando os profissionais a partir do momento que alguma ameaça for detectada. A análise das propostas de preços das empresa participantes da licitação acontecerá no dia 19 de maio.

Veja a quantidade de câmeras e botões do pânico para cada unidade

Todas as 220 unidades de ensino de Blumenau serão contempladas com a instalação de câmeras e botões do pânico. Algumas escolas e creches terão mais de um dispositivo, como é o caso da Escola Machado de Assis, no bairro Itoupava Seca, que terá cinco câmeras e botões do pânico.

A escola Alberto Stein, CEI Dr. Arão Rebello, CEI Luiz Vargas e o CEI Nazaré, receberão três dispositivos de cada tipo. A lista completa pode ser acessada no edital neste link.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.