Apagão cibernético mundial provoca espera que supera 1 hora no Aeroporto de Florianópolis: ‘nunca tinha visto’


Concessionária Zurich Airport Brasil informou que a Azul e Latam enfrentam instabilidades nos sistemas e check-in é feito de forma manual. Aeroporto internacional de Florianópolis tem voos atrasados, check-in e serviços manuais em dia de apagão cibernético
Rafaela Cardos/NSC TV
O aeroporto Internacional de Florianópolis amanheceu com filas gigantes e problemas nos serviços digitais na manhã desta sexta-feira (19), dia em que há o registro de um apagão cibernético pelo mundo. Em nota, a Zurich Airport Brasil, concessionária que opera a estrutura, informou que as empresas aéreas Azul e Latam enfrentam instabilidades.
A demora para despachar malas chegou a superar uma hora, relatou o passageiro André Kirsten, que junto da família parte da capital de Santa Catarina e têm como destino final Berlim, na Alemanha.
“Estamos há quase uma hora aqui e acho que vai mais uma hora para fazer o check-in”, disse. “Eu nunca tinha visto essa movimentação, até perguntei para o pessoal e isso não é normal”, diz o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Aeroporto de Florianópolis nesta manhã
Rafaela Cardoso/NSC TV
Fábio Feijó, treinador de tênis que está viajando com sua equipe com destino a Uberlândia (MG), conta que chegou ao aeroporto de Florianópolis por volta das 5h.
Apesar de ter feito o check-in com sucesso de forma digital, ele estava aguardando há cerca de 40 minutos para despachar a bagagem.
“A gente foi fazer o despacho das bagagens nos totens e viu que não estavam funcionando. Conversamos com uma atendente na Latam, que nos orientou a entrar na fila. De lá para cá, estamos esperando para fazer o despacho das bagagens”, disse.
Conforme a concessionária que administra o aeroporto da capital, as companhias aéreas Azul e Latam estão realizando os processos de check-in, etiquetagem de bagagem e embarque de forma manual, o que aumenta o tempo desses procedimentos e pode ocasionar atrasos.
“Orientamos os passageiros que cheguem mais cedo no aeroporto. Mais informações podem ser obtidas com as cias aéreas”, comunicou a concessionária.
Em nota, a Azul Linhas Aéreas informou que “devido intermitência no serviço global do sistema de gestão de reservas, alguns voos podem sofrer atrasos pontuais”. A orientação para o passageiro que tem voo nesta sexta e não conseguiu realizar o check in é chegar mais cedo e se dirigir ao balcão de atendimento da companhia.
Apagão pelo mundo
O apagão provoca atrasos em voos, além de prejudicar serviços bancários e de comunicação ao redor do mundo. O problema estaria relacionado a sistemas que utilizam Windows na empresa CrowdStrike, uma fornecedora de serviços de segurança digital.
No Brasil, usuários reclamam que apps de bancos estão fora do ar. Bolsas de valores em todo o mundo tiveram intercorrências nas operações.
Entenda o que provocou apagão cibernético que afetou o mundo
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.