Nasa faz descoberta de enxofre puro em Marte e surpreende: ‘é a mais estranha da missão’

A NASA descobriu cristais verde-amarelados de enxofre puro em Marte, uma novidade nunca vista. A descoberta aconteceu quando o rover, que pesa uma tonelada, esmagou uma pedra ao explorar o canal Gediz Vallis, formado por água há 3 bilhões de anos.

pedras de enxofre puro

Enxofre puro foi encontrado durante missão de Nasa em planeta Marte – Foto: Nasa/Divulgação/ND

Ashwin Vasavada, cientista do projeto, considerou a descoberta a mais estranha e inesperada da missão. “Foi pura sorte. Nem toda rocha tem algo interessante dentro”, disse ele.

A equipe avistou pedras brancas ao longe e decidiu investigar mais a fundo. Em 30 de maio, imagens do rover mostraram uma rocha quebrada em seus trilhos.

Cientistas dizem que descoberta de enxofre puro é estranha

Ao ampliar a imagem, a equipe se surpreendeu com a textura e cor do interior da rocha, que se revelou composta exclusivamente de enxofre. “Ninguém esperava enxofre puro”, comentou Vasavada.

Normalmente, rochas de enxofre são “bonitas, translúcidas e cristalinas”, mas o intemperismo marciano mistura-as com a paisagem laranja.

Anteriormente, o Curiosity já havia encontrado sulfatos, que se formam quando a água evapora. Na Terra, enxofre puro só se forma em condições extremas, como em processos vulcânicos ou fontes termais. O canal Gediz Vallis está situado nas encostas do Monte Sharp, que o rover tem escalado há 10 anos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.