Maior festival de dança do mundo reúne turistas e participantes internacionais em Joinville

Festival de Dança; Festival de Dança de Joinville

Joinville acolhe mais de 14 mil participantes no 41° Festival de Dança, reforçando sua posição como a Cidade da Dança – Foto: Instituto Festival de Dança de Joinville/Divulgação

No mês de julho, a Cidade da Dança respira arte. Joinville, a maior cidade de Santa Catarina (SC),  ganhou essa alcunha graças ao seu tradicional Festival de Dança, que está na sua 41ª edição e que movimenta o turismo do município até o dia 27 de julho. Com um público estimado de 350 mil pessoas nos 13 dias de programação e mais de 500 horas de apresentações gratuitas, o evento conta com participações nacionais e internacionais.

“O festival de Joinville vai receber, neste ano, 14.800 participantes do México, da Argentina, do Paraguai e dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal”, ressalta o presidente do Instituto Festival de Dança de Joinville (IFDJ), Ely Diniz.

Com 14 palcos abertos, o Festival ultrapassou as fronteiras da Cidade da Dança e levou suas apresentações artísticas para os municípios vizinhos, como São Francisco do Sul e Barra do Sul. Os frequentadores também podem encontrar opções de lazer, gastronomia e entretenimento.

Festival de Dança de Joinville é considerado o maior do mundo pelo Guinness World Records

Festival de Dança; Festival de Dança de Joinville

O Festival de Dança de Joinville, o maior do mundo segundo o Guinness World Records, encanta com mais de 500 horas de apresentações – Foto: Instituto Festival de Dança de Joinville/Divulgação

Desde 2002, o Festival de Dança de Joinville se destaca no Guinness World Records, o famoso “Livro dos Recordes”. Naquele ano, ele se tornou o maior festival de dança do mundo por contar com quatro mil participantes.

Hoje, 12 anos mais tarde e com mais de 14 mil participantes por edições, o Festival catarinense continua se destacando pela sua grande participação e pela paixão do público, que viaja por todo o país para se encantar com as apresentações.

Festival de Dança é uma das melhores datas para o comércio e o turismo de Joinville

Festival de Dança; Festival de Dança de Joinville

Visitantes de todo o mundo impulsionam o turismo e o comércio local de Joinville, com ocupação hoteleira atingindo 100% – Foto: Instituto Festival de Dança de Joinville/Divulgação

O Festival de Dança de Joinville atrai visitantes de todo o país e do exterior. Isso faz com que essa data seja um importante marco econômico para a cidade, movimentando desde o setor hoteleiro até o comércio de rua. Já no primeiro segundo dia do evento, os hotéis estavam com 100% dos quartos ocupados, o que representa a maior taxa de ocupação no ano.

Durante o evento, também acontece a Feira da Sapatilha, a maior vitrine com os melhores artigos para os mais variados gêneros de dança. Nela, bailarinos e frequentadores do Festival encontram as principais tendências em moda para o segmento, figurinos, equipamentos, artesanato e tecnologia para o setor. Localizada no Expocentro Edmundo Doubrawa, a Feira reúne milhares de bailarinos e visitantes de todo o mundo todos os anos.

Nível técnico elevado do Festival de Dança de Joinville faz do evento um exportador de talentos

Festival de Dança; Festival de Dança de Joinville

A rigorosa seleção do Festival de Dança de Joinville revela talentos que conquistam o mundo – Foto: Instituto Festival de Dança de Joinville/Divulgação

Para participar do Festival de Dança de Joinville, os  bailarinos passam por uma minuciosa “peneira”. Eles são analisados por uma rigorosa banca de jurados, formada por grandes nomes da dança, como Cecília Kerche, primeira bailarina do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e Embaixadora da Dança outorgada pela UNESCO.

O presidente do Instituto Festival de Dança de Joinville ressalta que muitos participantes se inscrevem para participar do evento, mas as vagas são limitadas. “No gênero Balé Clássico de Repertório, subgênero Variação Feminina Júnior, de 13 a 15 anos, foram inscritas 261 bailarinas. Deste total, depois de passar por duas bancas de jurados, apenas cinco bailarinas foram selecionadas”, exemplifica Ely Diniz.

Por conta dessa rigorosa seletiva, grandes talentos que brilharam no Festival de Dança de Joinville acabam ganhando o mundo com o seu profissionalismo. Luciana Saggioro e João Pedro foram dois ganhadores de medalhas de ouro de suas edições e que, hoje, se apresentam na Ópera de Paris, a mais tradicional da Europa.

O Instituto Festival de Dança de Joinville tem, entre suas missões, garantir que a Capital Nacional da Dança seja uma referência na área durante o ano inteiro. Fundado em 1998, o IFDJ é uma Organização Social com Conselho Administrativo e Fiscal (formado por representantes da sociedade civil), e conta com consultoria de profissionais renomados da área da dança para as decisões sobre as questões artísticas, formativas e de júri.

Festival de Dança de Joinville oferece um carnaval fora de época com o seu tradicional Dance Parade

Festival de Dança; Festival de Dança de Joinville

O tradicional Dance Parade transforma a Avenida Beira-Rio em um carnaval fora de época, celebrando a diversidade da dança – Foto: Instituto Festival de Dança de Joinville/Divulgação

No dia 20 de julho, sábado, quem frequentou a Avenida Beira-Rio de Joinville, em frente ao Centreventos Cau Hansen, pôde se questionar se estava realmente em julho. Afinal, todos os anos, o Festival de Dança movimenta milhares de dançarinos e grupos de diferentes gêneros da dança na principal avenida do município com seu tradicional Dance Parade.

As inscrições dos grupos foram realizadas pelo site oficial do evento. No ano passado, foram mais de dois mil bailarinos inscritos e contou com um público de mais de três mil apaixonados pela dança.

Confira a programação do 41° Festival de Dança de Joinville

Se você é um apaixonado pela dança e deseja frequentar o 41° Festival de Dança de Joinville, confira a programação completa e detalhada no site festivaldedancadejoinville.com.br/agendadofestival.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.