Oficina de Cinema para Jovens prepara uma nova produção

A segunda edição do projeto Oficina de Cinema para Jovens, que acontece desde março em Bombinhas, está de vento e popa e logo poderemos ver em breve uma nova produção nas telas.

Desta vez são estudantes do 9º ano e professores do CEIT Leonel de Moura Brizola que estão envolvidos nas ações que aconteceram durante o primeiro semestre e que resultou no desenvolvimento, produção e filmagens de um novo curta-metragem que se chamará “Dó, Ré, Mi, Fá, Solidão”.

Segunda edição do projeto Oficina de Cinema para Jovens, que aconteceu durante o primeiro semestres em Bombinhas prepara seu novo curta-metragem – Foto: Divulgação

Em 2022, durante a primeira edição da Oficina de Cinema, estudantes da mesma instituição atuaram em todas as etapas da produção do curta-metragem “Anônima”, que inclusive foi selecionado para a Mostra Infantojuvenil do 26º Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM), em 2023. O filme está disponível no YouTube e trata das problemáticas relacionadas ao uso das redes sociais pelos jovens.

Assista “Anônima”

Nova produção do projeto Oficina de Cinema para Jovens já tem o seu cartaz – Foto: Divulgação

Da história do cinema à atuação nas câmeras

O projeto ofereceu aulas sobre história do cinema, elaboração de roteiro, noções de fotografia, produção e linguagem audiovisual, atuação para cinema, entre vários outros tópicos. Ao longo do processo de aprendizagem, alunos e professores produziram um filme em conjunto, passando pela criação do roteiro até as etapas finais de edição e montagem do produto audiovisual.

A equipe de ministrantes das oficinas é composta pelo proponente do projeto, o diretor de cinema, roteirista, fotógrafo, músico e produtor cultural Santiago José Asef, nome à frente da Tiqsi Filmes e Produções, pela produtora cultural e multiartista Aline Vieira, pelo ator, diretor e produtor Roberto Rezende e pelo escritor e roteirista de longas-metragens Carlos H. Schroeder.

O projeto é uma realização da Tiqsi Filmes e Produções e foi viabilizado pelo Edital Mestre Cantalício Rocha 2023, com recursos da Prefeitura de Bombinhas através do Fundo Municipal de Cultura da Fundação de Cultura de Bombinhas.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.