VÍDEO: mulher negra é morta em casa pela polícia nos EUA; câmeras flagram o crime

Um crime ocorrido em Illinois, EUA, no dia 6, veio à tona esta semana, com a divulgação das imagens capturadas pelas câmeras corporais da polícia. As imagens mostram Sonya Massey, uma mulher negra de 36 anos, sendo morta a tiros pelo policial Sean Grayson dentro de sua própria casa.

Mulher negra levou três tiros da polícia ao segurar panela que estava no fogo

Mulher negra foi morta com três tiros dentro de casa pela polícia nos Estados Unidos – Foto: X/Reprodução/ND

Sonya, que estava desarmada, havia chamado a polícia para relatar uma invasão em sua residência. De acordo com os relatos, ela ligou para a emergência por volta de 1 hora, denunciando um possível invasor.

Quando os policiais chegaram à sua casa em Springfield, localizada a 322 quilômetros de Chicago, ela demorou três minutos para abrir a porta. Assim que abriu, pediu aos policiais: “Não me machuquem”.

As imagens das câmeras corporais mostram que Sonya estava desarmada e se desculpou ao policial momentos antes de ser morta. A situação se agravou quando um dos policiais alertou sobre uma panela com água fervente no fogão.

Sonya manuseava a panela e repreendeu a ação do policia. “Eu te repreendo em nome de Jesus”, disse a mulher ao ouvir que o policial alertou que iria atirar.


Polícia dos EUA atira e mata mulher negra, dentro de casa, em Illinois – Vídeo: X/Reprodução/ND

Presidente dos EUA, Joe Biden, lamenta a morte de Sonya: “jovem mulher negra”

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, manifestou sua indignação nas redes sociais, descrevendo Sonya como “uma querida mãe, amiga, filha e jovem mulher negra, que deveria estar viva hoje”. Ele destacou a vulnerabilidade enfrentada pelos afro-americanos em situações que outros cidadãos não experienciam da mesma forma.

“A morte de Sonya por um policial nos lembra que, muitas vezes, os afro-americanos enfrentam temores por sua segurança de uma forma que muitos de nós não enfrentamos”, disse Biden no X.

Presidente dos EUA, Joe Biden, lamentou morte pelo X

Joe Biden lamentou a morte de Sonya nas redes sociais – Foto: X/Reprodução/ND

O que motivou o assassinato?

Sonya Massey acionou a polícia para relatar um invasor em sua casa. Durante a abordagem, enquanto conversava com os policiais, eles pediram que ela se identificasse. Em seguida, os agentes alertaram sobre uma panela com água fervente no fogão.

A tensão aumentou quando a mulher negra segurou a panela e foi repreendida pelos policiais. Em um momento de desespero, ela se ajoelhou e pediu desculpas, mas os policiais gritaram para que ela largasse a panela.

Sonya foi morta ao segurar panela que estava no fogão

Panela no fogo motivou o assassinato de Sonya Massey, 36 anos – Foto: X/Reprodução/ND

Um policial disparou três vezes, resultando em um tiro fatal na cabeça de Sonya. O advogado de direitos civis Ben Crump, que representa a família de Massey, considerou o vídeo do incidente como “um dos piores vídeos de tiroteio policial já vistos”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.