MPF participa da 2ª edição do mutirão de atendimento à população em situação de rua, em Florianópolis

Entre os serviços prestados, está a assistência jurídica para avaliar o direito a receber benefícios do governo federal

Em um salão com inúmeras pessoas em pé, se vê, em primeiro plano, algumas mesas de vidro com cadeiras. Na parede do fundo, se vê um telão com a mensagem "registre-se" e, ao lado dele, um crucifixo.Fotos: PR/SC

Diversas instituições públicas e privadas, sob a coordenação do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e da Justiça Federal em Santa Catarina (JFSC), promovem, desta segunda-feira (8) até sexta-feira (12), um mutirão para a oferta de vários serviços para a população em situação de rua. A atividade está ocorrendo nas ruas Padre Miguelinho (ao lado da Catedral Metropolitana) e Anita Garibaldi (em frente à Câmara de Vereadores), no centro de Florianópolis, das 10h às 16h.

Na terça-feira (9) e na quinta-feira (11), a unidade móvel do Ministério Público Federal (MPF) estará estacionada na rua Padre Miguelinho para prestar serviços de atendimento ao cidadão.

A iniciativa integra dois eventos, que estão sendo realizados simultaneamente: o 2º Mutirão da Cidadania PopRuaJud, da JFSC, com a participação do MPF e outros órgãos, e a Semana Nacional do Registro Civil, do TJSC, ambos em cumprimento a resoluções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os mutirões atendem à Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas Interseccionalidades.

A abertura oficial ocorreu na manhã de hoje (8), no plenário da Câmara de Vereadores, e contou com a presença do procurador-chefe do MPF em SC, Daniel Ricken, e da procuradora dos Direitos do Cidadão substituta Analúcia Hartmann.

PopRuaJud3.jpg PopRuaJud2.jpg

As autoridades presentes ressaltaram o objetivo do mutirão de promover a cidadania, facilitando a concessão de documentos que garantem o acesso a vários serviços públicos. Segundo dados do CNJ, o país tem cerca de 2 milhões de pessoas sem registro civil ou com registro incompleto ou desatualizado.

O PopRuaJud está prestando serviços, como assistência jurídica para avaliar o direito a receber benefícios do INSS, FGTS e Bolsa Família, que são questões de competência da Justiça Federal, e orientações para regularização migratória e acesso a direitos e serviços para migrantes. Já a Semana do Registro Civil pretende facilitar a confecção de carteiras de identidade, para entrega em tempo real às pessoas atendidas.

A primeira edição do PopRuaJud, realizada em 22 de setembro do ano passado, atendeu cerca de 200 pessoas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.