Já é realidade: Inteligência Artificial torna município catarinense mais seguro

Linha Future, da Intelbras, possibilita reconhecimento facial, leitura automática de placas e sistema para identificar ameaças
O Defense IA é uma plataforma de videomonitoramento com o objetivo de gerir grandes cenários, tudo em tempo real

O Defense IA é uma plataforma de videomonitoramento com o objetivo de gerir grandes cenários, tudo em tempo real (Foto: Freepik)

Reconhecimento facial de pessoas na rua  e leitura automática de placas de carro com auxílio de câmeras em ambientes comuns do dia a dia já foram algo distante, mas agora estão presentes em Santa Catarina. O avanço da tecnologia possibilitou que soluções que envolvem inteligência artificial, computação em nuvem, big data e análise de vídeo estruturado tornem as cidades mais inteligentes – e também mais seguras.
Entre o que há de mais inovador no mercado quando o assunto é segurança, está o sistema da Linha Future, desenvolvido pela companhia de tecnologia catarinense Intelbras, empresa  brasileira com 47 anos de história que tem sede na cidade de São José (SC). A companhia de capital aberto, listada na bolsa de valores brasileira (B3), oferece produtos em diversos segmentos de negócios, como casa inteligente, energia, comunicação, segurança, entre outros.
Na área de segurança, um dos destaques tem sido em torno do software Defense IA, responsável por fazer o gerenciamento de todas as câmeras de monitoramento dentro das cidades inteligentes.
Software de gestão de segurança auxilia no monitoramento de patrimônios públicos e corporativos e na organização de eventos
Na última semana, a Intelbras participou da maior feira de Cidades Inteligentes do Brasil, a Smart City Expo Curitiba, apresentando essa tecnologia para potenciais clientes, além de reforçar seus diferenciais, com o objetivo de ampliar os mercados de atuação. O controle sistemático da segurança é utilizado em locais referência de urbanismo e podem ser replicados em outras gestões municipais.
Hoje, por exemplo, as soluções de segurança da companhia levam mais tranquilidade e segurança para os moradores do bairro Pedra Branca, localizado no município catarinense de Palhoça. Com maior facilidade para identificar situações de delito, é possível direcionar o encaminhamento para a polícia, quando necessário, com bastante agilidade.
Localizar suspeitos de delitos e desaparecidos, visualizar todas as placas de automóveis que entram no bairro planejado, que conta com mais de 8 mil pessoas, estão entre os benefícios avaliados pelos gestores e por quem vive no local.
— A Intelbras tem inovação no DNA, por isso o software Defense IA passa por atualizações constantes. Nosso time de desenvolvimento trabalha diariamente para atribuir cada vez mais integrações para que o consumidor tenha toda a gestão de grandes projetos de monitoramento, desde empresas, indústrias à cidades inteligentes, em um único software — reforça Thiago Henrique dos Santos, Supervisor da categoria de câmeras IP da Intelbras.
Inteligência artificial para gerenciamento massivo e integrado
Tornar as cidades mais seguras é o desafio de praticamente todos os gestores de cidades com maior densidade populacional. A insegurança nas ruas afasta não só turistas, mas possíveis novos moradores e investidores, o que não é nada vantajoso. Com as novas tecnologias disponíveis, a promoção de uma segurança integrada pode ser facilitada. É o caso do Defense IA, uma plataforma de videomonitoramento com o objetivo de gerir grandes cenários, tudo em tempo real. Como as operações são simples e intuitivas, são aliadas das forças de segurança pública para tornar a região com melhor qualidade de vida.
Intelbras lança carregadores para carros elétricos de olho em “avenida de crescimento”
O controle de todas as inteligências de vídeo dos equipamentos de segurança é feito em um só local, incluindo inteligência perimetral, detecção de violência, proximidade e contagem de pessoas, medição de temperatura, detecção de violência, quedas ou aglomerações, verificação de atitudes suspeitas, busca forense, leitura de placa e reconhecimento facial. O software de gestão de videomonitoramento unifica as soluções, centralizando a tecnologia de inteligência artificial, com o objetivo de construir sistemas de vigilância pública apoiados na análise e correlação de dados massivos.
Soluções da Linha Future para Cidades Digitais
Constantes mudanças em cidades mais integradas e conectadas, as novas rotinas precisam de inovações que viabilizem e fomentem essa tendência. Por isso, a Intelbras desenvolveu a Linha Future, com soluções de segurança também, para cidades digitais.
Tecnologias de última geração em câmeras, gravadores e software de inteligência de monitoramento da Linha Future permitem monitorar todas entradas e saídas da cidade ou bairro. Com leitura automática de placas e detecção fácil, é possível identificar carros e localizar suspeitos e desaparecidos em tempo real, mapear previamente todos os automóveis localizados na cidade, com identificação de veículos clonados, roubados ou que sejam suspeitos de alguma irregularidade.
Câmeras veiculares ajudam a tornar as viagens mais seguras
A inteligência artificial também permite uma varredura caso a vítima não tenha ficado atenta à placa. Para isso, basta informar a cor e marca do veículo, por exemplo. Para a busca forense, basta inserir no sistema uma foto ou informar características como cor do cabelo, barba, tipo ou cor da roupa e, por meio de uma integração com o banco de dados da polícia, os responsáveis pela segurança podem até encontrar foragidos.
O Defense IA, software de gestão de segurança, centraliza essas tecnologias de inteligência artificial, integrando as soluções. Câmeras, painéis e controladores de acesso ficam totalmente interligados e geridos pelo órgão responsável, otimizando os indicadores de segurança para elevar a sensação de bem-estar na região.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.