‘Certa vantagem’: Cobra dá bote em porco que sobrevive e deixa internet pasma; biólogo explica

Os porcos são imunes ao ataque das cobras? Não são, segundo o biólogo Henrique, do canal “O Biólogo das cobras”. O questionamento veio à tona após um vídeo viralizar ao mostrar um javaporco sobrevivendo ao bote de uma serpente cascavel.  Veja a gravação abaixo:

As imagens mostram a serpente atacando o porco na fuça. Ele se afasta da predadora e sobrevive ao ataque. De acordo com o especialista, é provável que o javaporco tenha sido salvo pela camada de gordura: o tecido provavelmente impediu que o veneno se alastrasse.

“Talvez a camada de gordura deu certa vantagem evitando que o veneno penetrasse”, afirma Henrique. “Se o veneno passa a camada muscular e alcança a corrente sanguínea, [o bicho] morre”, destaca.

Cobra ataca em porco e vídeo viraliza

Especialista conta que camada de gordura protegeu o animal – Foto: Biólogo Henrique O Biólogo das Cobras/Divulgação/ND

Henrique também conta que há vezes em que a serpente ataca sem veneno – o chamado “bote seco” especialmente quando ela está nervosa. Nesses momentos ela simplesmente quer afastar o animal.

Cobras e imunidade a elas

Há de fato animais que são imunes ao veneno das serpentes, como o gambá. Os dois costumam se encontrar à noite, quando buscam alimento, destaca o Instituto Butantan. Com o tempo, desenvolveram meios de neutralizar o veneno.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.