11th Hour Racing Team vence etapa da The Ocean Race em trajeto de Itajaí aos EUA

A equipe 11th Hour Racing Team foi a vencedora da quarta etapa da The Ocean Race, que partiu de Itajaí, Litoral Norte catarinense, para Newport, nos Estados Unidos. O barco chegou na cidade por volta das 15h desta quarta-feira (10), no horário de Brasília. A equipe Malizia garantiu a segunda colocação, ao concluir a etapa cerca de meia hora depois.

Equipe americana foi a vencedora da quarta etapa da regata – Foto: The Ocean Race/Reprodução/ND

O time americano 11th Hour Racing tem Newport como sua cidade natal, e por isso sonhava ainda mais com a conquista do primeiro lugar nesta etapa.

“Isso significa muito para todos nós”, disse o capitão Charlie Enright. “O ‘timing’ é tudo, e conseguir este resultado, nesta etapa, vindo para nossa base em Newport é incrível. Todos na equipe desempenharam um papel e fizeram sua parte”, comentou.

Foram 17 dias desafiadores entre a largada em Itajaí e a chegada em Newport. As equipes tiveram que administrar várias transições entre os sistemas climáticos, desde os ventos alísios do hemisfério sul, passando pela calmaria e entrando nos alísios do Atlântico Norte.

Uma tempestade a apenas dois dias da chegada trouxe rajadas de vento de mais de 50 nós e um estado de mar brutal, condições que o repórter a bordo Amory Ross descreveu como “aterrorizantes”.

Team Malizia chegou em segundo lugar, cerca de meia hora depois – Foto: The Ocean Race/Reprodução/ND

O barco do time Biotherm segue rumo à Newport, e às 19h desta quarta-feira se encontrava a 158 milhas náuticas de distância do destino final, cerca de 290 km. A equipe é a única ainda na disputa pela quarta etapa.

O barco da GUYOT Team Europe sofreu um desmasteamento nesta terça (9), já perto da chegada nos Estados Unidos.

O veleiro está usando o motor para seguir rumo à costa, e estuda as possibilidades viáveis para consertar o barco e seguir na regata. A equipe já havia sofrido danos durante a terceira perna, quando precisou retornar para a África do Sul e fazer a transferência do barco até Itajaí pelo Oceano Atlântico.

E o ocorrido, infelizmente, não foi um fato isolado. Quatro dias após a largada em Itajaí, a equipe Holcim – PRB também perdeu o mastro. O veleiro foi até o Rio de Janeiro, de onde foi enviado para Newport a bordo de um navio.

O novo mastro também foi enviado de navio da Europa para Newport, onde a equipe terá um tempo curto para realizar os consertos e tentar retomar a competição a tempo da quinta etapa, com saída de Newport.

O Holcim – PRB, mesmo sem participar desta etapa, segue na liderança. Com a vitória do 11th Hour Racing e o segundo lugar para o Team Malizia, as duas equipes empataram no placar geral. Contudo, pelo critério de desempate da pontuação das In-Port Races, a equipe 11th Hour Racing se encontra no segundo lugar geral, seguida da Malizia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.