Após uma força-tarefa que mobilizou agentes da PMA (Polícia Militar Ambiental) e da GMA (Guarda Municipal Ambiental), um jacaré-de-papo-amarelo que está preso ao menos quatro dias em um bueiro no bairro Trindade, em Florianópolis, segue sem ser resgatado nesta terça-feira (11). A ação durou toda a tarde desta terça mas, de acordo com a PMA, o animal está em uma posição em que não é possível capturá-lo.

Jacaré está preso em um bueiro localizado na rua Juvêncio da Costa, no bairro Trindade, em Florianópolis – Foto: PMA/ Stephanie Schossler/Divulgação/ND
Conforme a PMA, a menos que ele se mova e fique em uma posição mais viável para a retirada, não é possível resgatar o réptil.
De acordo com a Polícia Ambiental, nos próximos dias equipes irão acompanhar o caso e fazer novas tentativas. Ainda segundo a polícia, apesar de preso no bueiro, o jacaré consegue circular normalmente.
Conforme a denúncia, o réptil preso no bueiro poderia estar sofrendo de desidratação e fadiga por não estar conseguindo retornar pelo local de onde veio. A preocupação dos moradores seria com a integridade física do animal e o odor que seria exalado do bueiro caso o jacaré morra.
De acordo com informações da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), a espécie de jacaré-de-papo-amarelo costuma habitar o litoral de todo o Brasil. Atualmente, esses animais estão incluídos na lista de espécies em risco de extinção do Ibama.