Floripa 350 conta história de Silva Paes, o brigadeiro que trouxe segurança a Florianópolis

A reportagem do Floripa 350 desta quinta-feira (11) conta a história de um visionário que traçou diretrizes importantes para o desenvolvimento de várias cidades brasileiras, entres elas, Florianópolis. Estamos falando do militar e engenheiro português, o brigadeiro José da Silva Paes, primeiro governador da Capitania de Santa Catarina.

Silva Paes foi o primeiro governador da Capitania de Santa Catarina

Silva Paes chegou em Florianópolis em 1739 e implementando sistema de segurança, administrativo e trazendo a colonização açoriana à Florianópolis – Foto: Reprodução/NDTV RecordTV

O ano era 1739, o mês era maio. Naquela época, a ilha ainda era uma pequena vila chamada Desterro, pertencente à coroa portuguesa. Preocupada com possíveis invasores que pudessem tomar as terras, a corte envia um de seus melhores militares para criar um complexo sistema de segurança defensiva em Desterro. Missão para o brigadeiro Silva Paes.

Silva Paes e as fortalezas

Silva Paes já era prestigiado pela habilidade de construir fortalezas e fortes nas colônias lusitanas. Aqui, ele projetou e ergueu quatro fortalezas, que juntas compunham um moderno sistema defensivo: a Santa Cruz de Anhatomirim (1739), São José da Ponta Grossa (1740), Santo Antônio de Ratones (1740) e Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba (1742).

A frente do seu tempo, o militar sabia que só colocar armas e homens na cidade não seria garantia para evitar a tomada da Ilha de Santa Catarina por exploradores estrangeiros. Era preciso mais, consolidar a colônia portuguesa, trazendo à vila novos moradores, promovendo a organização política-administrativa e o povoamento da capital dos catarinenses.

A jornalista da NDTV RecordTV, Karina Koppe, foi atrás de toda essa aula de história, que faz parte do cotidiano dos manezinhos.

Confira a reportagem:

Floripa 350

O projeto Floripa 350 é uma iniciativa do Grupo ND em comemoração ao aniversário de 350 anos de Florianópolis. Ao longo de dez meses, reportagens especiais sobre a cultura, o desenvolvimento e personalidades da cidade serão publicadas e exibidas no jornal ND, no portal ND+ e na NDTV RecordTV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.