Entenda por que um anime de sucesso na década de 70 causou infestação de guaxinins no Japão 

No Japão, o guaxinim se tornou uma praga ambiental incontrolável, tudo isso por causa de um anime lançado há 46 anos. Lançado em 1977, Araiguma Rasukaru (Rascal, o Guaxinim) foi um grande sucesso e, por conta disso, os fãs importaram mais de 1,5 mil animais da espécie por mês.

Animais se transformaram em uma praga ambiental – Foto: Pixabay/Divulgação/ND

Após o fim do anime, diversos tutores de guaxinins perceberam que criar um animal silvestre não é uma tarefa fácil, e por isso decidiram soltá-los na natureza. As informações são do Portal R7.

O animal não é nativo do país, então moradores locais os trouxeram dos Estados Unidos. Das 47 províncias japonesas, 44 estão infestadas pela praga ambiental.

Quando as autoridades locais perceberam o problema, já era tarde demais. Os mamíferos já haviam expulsado outras espécies selvagens, destruído plantações, bem como templos tradicionais e casas de madeira.

“Não há muito o que fazer”

Os guaxinins também se reproduzem rapidamente, e atualmente existem dezenas de milhares deles no país. Segundo ambientalistas, não há muito que o governo possa fazer para detê-los.

Uma das espécies mais ameaçadas pelos intrusos são os cães-guaxinins japoneses, que perderam muito território devido à alta adaptabilidade de seus primos ocidentais mais competitivos. Ambos competem pelos mesmos recursos, mas os americanos são muito melhores em protegê-los.

Em uma tentativa de impedir que os guaxinins continuem com a onda de destruição, algumas prefeituras japonesas tomaram a controversa decisão de abater os animais. Isso atraiu a ira de ativistas dos direitos dos animais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.