Prado celebra o encerramento do 18º Festival Gastronômico e Cultural com recorde de público e impacto na economia local

O 18º Festival Gastronômico e Cultural de Prado encerrou-se com sucesso no último dia 20 de outubro após uma intensa e saborosa jornada pelos sabores do sertão ao mar. Este ano, o evento comemorou quase duas décadas de história, reafirmando a identidade cultural da cidade e consolidando Prado e a Costa das Baleias como destinos de destaque na gastronomia e cultura. Cada um dos 56 estabelecimentos participantes trouxe o melhor de suas especialidades, tornando o festival um verdadeiro banquete de experiências e sabores.

 

Mas, além de proporcionar experiências gastronômicas inesquecíveis, o festival gerou um impacto econômico significativo, com mais de 8.650 pratos vendidos especificamente para o evento, gerando um faturamento de R$ 400 mil. Pelo cardápio geral foram comercializados 38.750 pratos movimentando R$ 2 milhões, considerando a venda de todo o cardápio

 

Os resultados refletem o impacto positivo do evento na economia local, incluindo a geração de 165 novos postos de trabalho e um aumento de 15% no faturamento em comparação ao ano anterior. A agricultura familiar também teve destaque, trazendo produtos locais que enriqueceram ainda mais os pratos do festival e fortaleceram a conexão com a tradição da região.

 

Os artesãos locais foram destaque no festival, gerando R$ 18 mil em vendas de produtos, reforçando a cultura e a arte da região.

 

O encerramento do evento ocorreu na última terça-feira e contou com uma Cozinha Show especial organizada pela equipe do Reserva da Barra, representada pelos empresários Betão, Rodrigo e Divino. A noite foi abrilhantada pela presença do renomado chef Walter Siepierski e do chef Gil Santos, responsável pela cozinha do Reserva da Barra. Vale ressaltar que a realização do festival só foi possível graças ao apoio de parceiros como a APRHOPE, SEBRAE, Prefeitura de Prado e SENAC, além do suporte de apoiadores como a Câmara de Turismo da Costa das Baleias e ABRASEL.

Nesta edição, o festival contou com importantes patrocinadores, incluindo o Governo do Estado, EMBASA, Bahia Pesca, Banco do Nordeste, Suzano, Porto Índio, Reserva da Barra, e outros parceiros que garantiram o sucesso do evento.

 

Participaram também da cerimônia de encerramento, Eliana Alves, Presidente da APRHOPE, Nanci Costa, Gerente Regional do Senac, Enivaldo Piloto, representante do Sebrae, vice prefeito de Prado Carlão e o prefeito Gilvan dos Santos. Na ocasião, a organização do festival fez uma homenagem a todas as pessoas que fizeram parte do evento, representando a força e o talento da região.

 

O viés social do festival foi marcado pela doação de mais de 2 toneladas de alimentos para a comunidade carente. Além disso, durante o evento foram fortalecidas as práticas de sustentabilidade e responsabilidade social com a ajuda de parceiros valiosos.

Entre os prêmios concedidos, o Restaurante Mangata e o Japa do Beco dividiram o Prêmio Destaque em Sustentabilidade e Ecoeficiência. Já o Prêmio Destaque Digital, que reconheceu o esforço nas redes sociais e engajamento digital, ficou com o Restaurante Banana da Terra em primeiro lugar, seguido por Japa do Beco e Restaurante Sorriso Baiano.

 

Na categoria de atendimento, o prêmio foi para Tuxinha, do Restaurante Sorriso Baiano, em primeiro lugar, Armando, do Moquém Pascoal, em segundo, e Marcelo, do Sorriso Baiano, em terceiro, todos reconhecidos por seu atendimento acolhedor que contribuiu para o sucesso do festival.

 

Cada categoria gastronômica também teve seus destaques, como a Wonder Burger na categoria Lanche, o BiriBiri Gastrobar em Petiscos, a Pizzaria La Vera na categoria Pizza, e o Nikkei Sushi na categoria Oriental. Na categoria drinks o vencedor foi o Mangata Gastronomia, já na sobremesa e prato principal, o Restaurante Banana da Terra foi o grande vencedor.

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