Mulheres no Afeganistão são proibidas de falar até na presença de outras mulheres

Ministro da virtude do Talibã, Khalid Hanafi, anunciou que as regras que controlam as mulheres no Afeganistão seriam endurecias a partir desta semana. Agora, as vozes femininas não podem ser ouvidas nem por outras mulheres.

Mulheres no Afeganistão com burca

mulheres no Afeganistão não podem mais falar em público – Foto: Reprodução/ND

Khalid Hanafi enfatizou que as mulheres não devem falar em voz alta nem durante uma oração islâmica ou para recitar o Alcorão, o livro sagrado do Islã.

Os decretos de controle estão ficando cada vez mais rígidos desde que o regime fundamentalista Talibã voltou ao poder no Afeganistão em 2021, quando tropas dos Estados Unidos deixaram o país asiático.

Os direitos das mulheres no Afeganistão

]Há cerca de três anos, as leis que determinam comportamentos com base no gênero já existam, mas as afegãs podiam estudar em universidades de curso superior, por exemplo, além de trabalhar como advogadas, médicas, engenheiras e diversas outras profissões.

Mulheres no Afeganistão com burca

Direitos das mulheres no Afeganistão estão cada vez menores desde a retomada do poder Talibã – Foto: Pixabay/Divulgação/ND

Atualmente, as afegãs só podem estudar até o primeiro grau, só podem fazer trabalhos domésticos, não podem sair sem estar com o corpo e o rosto inteiramente cobertos pela burca, nem se estiverem desacompanhadas de um homem.

Uma parteira disse ao site “TheMedialLine” que foi proibida de falar até com os maridos das mulheres que atende.

“Trabalho em clínicas em áreas remotas há oito anos, mas nestes últimos dois meses, a supervisão do Talibã se intensificou. Eles nem nos permitem falar nos postos de controle quando vamos trabalhar. E, nas clínicas, somos instruídas a não discutir questões médicas com parentes homens”.

Os homens também são proibidos de olhar para mulheres.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.