Temporada de verão em Florianópolis terá reforço na limpeza urbana, segurança e infraestrutura

Todos os preparativos para receber mais de dois milhões de turistas esperados na temporada de verão em Florianópolis foram revelados pela prefeitura da Capital em uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira (1), no auditório da Fecomércio.

Movimento em praia durante temporada de verão em Florianópolis

Operação Verão é o plano de adaptações e melhorias apresentado pela prefeitura da Capital e conta com apoio das forças de segurança, além do Governo de SC – Foto: LEO MUNHOZ/ND

Temporada de Verão em Florianópolis

Veja as melhorias propostas em cada área durante a temporada de verão 2024/2025.

Limpeza Pública e Resíduos

Nos principais balneários das regiões Norte, Sul e Leste, a limpeza da orla das praias será efetuada diariamente, totalizando 43 km. A limpeza de mais de 2 mil lixeiras de praia também será realizada todos os dias, com reforço da contratação de mais de 100 garis temporários e a colaboração de 19 reeducandos do sistema prisional.

Ainda nas praias de maior fluxo, no Norte e Sul da capital, haverá aumento da frequência da coleta convencional de resíduos. Os locais que tinham três coletas semanais passarão a ter seis vezes por semana.

Durante a temporada de verão em Florianópolis, coleta de resíduos também será reajustada para atender a alta demanda – Foto: LEO MUNHOZ/ND

Na região Continental e no Centro, estão sendo organizadas ações de varrição, raspagem e roçagem das vias públicas. Uma mudança para a temporada de verão em Florianópolis é a retirada das caixas estacionárias das áreas próximas à orla. Em substituição, haverá uma rotina de coleta via caminhões compactadores.

Meio Ambiente

Neste ano, a prefeitura destacou que um dos focos é a sustentabilidade. Em Canasvieiras, no Norte da Ilha, no Rio do Brás, um local historicamente poluído, será realizada uma grande obra de revitalização e desassoreamento.

As margens ganharão decks de contemplação e área de lazer. No leito, além da retirada dos sedimentos acumulados, serão instalados equipamentos para melhorar a oxigenação da água.

Na Lagoa das Docas, em Ponta das Canas, está em curso um estudo para a recuperação ambiental do corpo hídrico. Em toda a cidade, já foram iniciadas medições das condições de balneabilidade pelo IMA, que neste ano serão mais frequentes em 26 pontos da capital, permitindo um acompanhamento mais adequado das necessidades do mar.

Em março, prefeitura da Capital divulgou imagens do projeto de revitalização do Rio do Brás, canal que vive situação dramática em relação à poluição – Foto: PMF/Divulgação/ND

Segundo a prefeitura, haverá um investimento de ao menos R$ 2 milhões em ações de inspeção ambiental. Oito equipes atuarão simultaneamente em diferentes regiões da cidade, identificando principalmente eventuais gargalos na utilização de sistemas adequados de tratamento e destinação de efluentes, com vistas ao encaminhamento de soluções por parte dos moradores.

Nas principais trilhas e caminhos da capital, será efetuado um amplo trabalho de requalificação. Em uma das frentes, a roçagem da vegetação excedente será o foco, permitindo que o trânsito de pessoas não seja dificultado por galhos e plantas espinhosas ou semelhantes. Em locais onde há umidade, serão efetuadas adequações para garantir melhor drenagem e maior segurança nos percursos.

Além disso, todas as principais trilhas terão novos materiais de comunicação. Placas no início do trajeto trarão informações sobre o percurso, grau de dificuldade, contatos de emergência e uma breve contextualização histórica, ambiental e social. Todos os locais ganharão ainda um reforço na sinalização das direções a serem tomadas.

Segurança

A segurança também é um dos focos desta temporada de verão em Florianópolis, como destacou a administração pública. O Zap Denúncias (0800 808 0155) continuará funcionando, via WhatsApp, para denúncias relacionadas à fiscalização, sendo potencializado com novas metodologias de triagem e encaminhamento das ocorrências.

O município vai investir na distribuição de bases de fiscais nos principais balneários, para aproximar os profissionais dos ambientes mais sensíveis, com fiscalização permanente. O trabalho contará ainda com fiscalização via drone e equipamentos de reconhecimento facial. No Norte da Ilha, o destaque é a inauguração da nova sede da Polícia Militar na região.

Bombeiros

Na capital, 29 praias contarão com serviço de guarda-vidas, totalizando 77 postos, com ativação na segunda semana de dezembro. Pelo menos 130 profissionais atuarão diariamente, com o auxílio de motos aquáticas, quadriciclos e bote inflável.

Polícia Civil

O efetivo da cidade contará com reforço de 35 policiais. Na região Norte, será realizada a ativação da CPP, com funcionamento 24 horas. Além disso, o órgão prepara ações em conjunto com a prefeitura para combater o comércio ilegal e de produtos falsificados.

Haverá também policiamento preventivo e ostensivo nas regiões de maior movimentação e fiscalização de trânsito para mitigar os impactos no aumento de veículos.

Marinha

A Marinha do Brasil prevê fiscalizações em toda a região litorânea para garantir que embarcações e tripulantes cumpram as normas da Autoridade Marítima. No grupo destinado ao atendimento ao público, serão adicionadas mais vagas para o atendimento ao público geral.

Saúde

Na área da saúde, a administração prevê a ampliação do Alô Saúde Floripa para turistas, como realizado de forma pioneira em 2023. O serviço representa mais uma opção de atendimento para a população, com funcionamento 24 horas por dia, todos os dias da semana, via 0800 333 3233.

Por meio do Alô Saúde, diversas demandas podem ser resolvidas por telefone ou chamadas de vídeo, auxiliando a evitar a sobrecarga das unidades municipais.

Na saúde, as motolâncias são uma aposta para os atendimentos de urgência – Foto: Divulgação / ND Mais

Outra estratégia é a implantação de motolâncias na frota do SAMU municipal. O serviço representa avanço significativo para os atendimentos de urgência, facilitando e agilizando o acesso dos profissionais às solicitações recebidas em toda a cidade.

Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde realizará um incremento na capacidade de atendimento das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), sobretudo nas regiões Norte e Sul.

As equipes de profissionais médicos serão reforçadas, e a administração informou que continuará acompanhando, diária e integralmente, as demandas e necessidades recebidas nos locais, a fim de realizar manutenções pontuais sempre que necessário.

Infraestrutura

Para melhorar a mobilidade, obras de infraestrutura estão sendo realizadas. Na SC-401, está sendo implantada a terceira faixa da rodovia estadual SC-401 (Rodovia José Carlos Daux), no trecho entre o posto da Polícia Militar Rodoviária, em Santo Antônio de Lisboa, e o viaduto de acesso a Jurerê, em Ratones.

As obras de implantação da terceira faixa na SC-401 prometem desafogar o trânsito para o Norte da Ilha durante a temporada de verão em Florianópolis – Foto: Germano Rorato/ND

Além disso, vias estão sendo revitalizadas. São elas: SC-406 (Rodovia João Gualberto Soares), no Rio Vermelho; Rua Laurindo Januário da Silveira, no Canto da Lagoa; trecho da Estrada Francisco Thomaz dos Santos, no Ribeirão da Ilha; Rua Jardim dos Eucaliptos e Servidão Ângelo Pecini, no Campeche; e o Caminho da Costa da Lagoa.

O tradicional Domingo na Faixa, dia em que o transporte público da cidade é gratuito, ocorrerá nos meses de janeiro e fevereiro. Haverá também reforço das linhas para as praias. Em janeiro, o Formiguinha, micro-ônibus do Maciço Morro da Cruz, será gratuito.

Abastecimento de Energia

A distribuição de energia é gerenciada pela Celesc, por meio da Agência Regional de Florianópolis. A empresa vai aumentar a quantidade de equipes em atuação, nas modalidades leves e pesadas (caminhões e caminhonetes), com serviços disponíveis durante toda a temporada de verão em Florianópolis para agilizar o atendimento emergencial.

Na noite do Réveillon, a Celesc vai aumentar a equipe, atingindo seu “efetivo máximo”, com o objetivo de aprimorar a logística de atendimento e distribuir as equipes em locais estratégicos, minimizando a morosidade ocasionada por eventuais aumentos no fluxo de veículos nas vias.

Nesse mesmo sentido, prepara a descentralização de seu almoxarifado, distribuindo materiais em bases estratégicas da Grande Florianópolis. Todas as ações da temporada contam com a estrutura desenvolvida ao longo do ano, com obras que garantem a maior oferta e qualidade da energia, evitando a falta dela em momentos de pico de consumo.

Fornecimento de Água

A Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) declarou que atuará em diferentes frentes para garantir o funcionamento de seus serviços na temporada. No que diz respeito ao fornecimento de água, a companhia vai trabalhar para a ampliação da captação do Sistema Integrado de Florianópolis, a locação de caminhões-pipa para atendimento emergencial durante todo o período e de geradores para as unidades do Sistema de Abastecimento da região metropolitana.

Na região central, a companhia fará adequações no sistema para aumento de vazão, pressão da água e segurança, além da reativação de um reservatório localizado na região da Agronômica, com capacidade para 2 milhões de litros.

No Norte da Ilha, estão previstas perfurações de novos poços, instalação de reservatórios, melhorias na ETA Ingleses, interligações e outras melhorias na rede e sistemas de bombeamento. Ações semelhantes ocorrerão também nas regiões Sul e Leste.

Os sistemas de esgotamento sanitário também receberão atenção especial. Haverá limpeza, manutenção e revisão nas Estações Elevatórias de Efluentes de toda a região metropolitana.

Na Capital, ocorre a entrega da ETE João Paulo. Todo o sistema de redes e ligações passará por manutenção e melhorias, inclusive com limpeza preventiva nas redes coletoras.

Turismo

A secretária de Turismo, Cultura e Esportes, Zena Becker, revelou que está sendo feito um trabalho de revitalização para colocar em pleno funcionamento cinco Centros de Atendimento ao Turista na Capital, os CATs.

Já estão abertos os CATs do Mercado Público e da Rodoviária e, até a temporada, estarão prontos o CAT da Ponte Hercílio Luz, o CAT da Lagoa do Peri, que fica dentro do Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri, no sul da Ilha, e o CAT do Aeroporto, um espaço para atender ao fluxo de turistas oriundos do modal aéreo, que vem se intensificando com a abertura de novas rotas diretas para a Capital.

Haverá um novo modelo de credenciamento para quiosques de praia, para dar mais transparência e modernização ao sistema. A maioria das licenças de ambulantes, cadeiras e guarda-sóis será renovada.

O prefeito Topázio Neto anunciou também que o edital exigirá pelo menos um prato Manezinho a R$ 35 para quiosques. Cada ponto poderá definir seu próprio prato, exigindo-se apenas que tenha frutos do mar, além de acompanhamentos e bebidas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.