‘Dinheiro pelo ralo’: 5 eletrodomésticos que gastam muita energia

Já parou para imaginar que, talvez, o motivo das contas estarem fechando o mês no vermelho pode ser alguns aparelhos que você tem em casa? Pode não parecer, mas existem eletrodomésticos que fazem o dinheiro ir “pelo ralo”.

Eletrodomésticos podem causar grandes gastos de energia

Alguns eletrodomésticos são “vilões” na conta de luz – Foto: Pexels/Reprodução/ND

E engana-se quem pensa que basta apertar o botão de desligar para resolver o problema. Alguns aparelhos ficam em modo de espera (standby), fazendo com que o eletrodoméstico continue usando energia para funções de prontidão.

Para solucionar de vez a questão e reduzir o consumo de eletricidade, é necessário desconectar os eletrodomésticos da tomada, interrompendo totalmente o gasto de energia.

Quais eletrodomésticos mais gastam energia?

Televisão

A televisão é um dos aparelhos mais frequentes em nossos lares e escritórios, mas também representa um dos principais responsáveis pelo consumo de energia elétrica. Por isso, é recomendável desconectá-la da tomada quando não estiver em uso. Além disso, você pode utilizar um filtro de linha para desligar vários dispositivos de maneira conveniente, evitando assim o desperdício de energia.

Microondas

O micro-ondas é um dos eletrodomésticos mais práticos das cozinhas, permitindo aquecer alimentos de forma rápida. No entanto, muitas pessoas costumam deixá-lo sempre conectado, mesmo quando não está em uso. É importante lembrar que o visor e o relógio desse aparelho consomem energia continuamente. Desconectá-lo da tomada após o uso pode ajudar a reduzir sua conta de luz.

Ar-condicionado

O ar-condicionado é fundamental para garantir conforto em dias quentes, mas também é um dos maiores responsáveis pelo consumo de energia elétrica em casa. Ao sair do ambiente, lembre-se de desligá-lo completamente e desconectá-lo da tomada. Se possível, opte por modelos mais eficientes que possuam tecnologias para ajuste automático da temperatura.

Computador

Não é surpresa que os computadores consomem uma quantidade considerável de energia elétrica. Por isso, desligá-los completamente e desconectá-los da tomada quando não estiverem em uso pode resultar em uma economia significativa a longo prazo. Além disso, lembre-se de desligar o monitor, impressora e outros periféricos conectados ao PC.

Carregadores de celular e notebook

Carregadores de celular e notebook costumam ser deixados na tomada mesmo após o carregamento ter terminado. Mesmo sem o dispositivo conectado, eles continuam consumindo energia. Por isso, ao finalizar o carregamento, é importante desconectá-los da tomada. Além de economizar dinheiro, essa prática ajuda a prolongar a vida útil dos carregadores e evita desperdícios.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.