“Psicoterapia é Cringe?” — Quando as redes sociais entram na sessão

Novo livro de Rafael Czarnobai explora o universo jovem e a saúde mental com humor e reflexão

No próximo dia 07/11 (quinta-feira) chega ao mercado editorial o lançamento de Psicoterapia é Cringe? – Quando as redes sociais chegam à sessão, de Rafael Czarnobai. A obra traz uma reflexão leve e acessível sobre como as gírias e expressões populares digitais, tão presentes no dia a dia da juventude, podem abrir caminhos para diálogos mais empáticos e aprofundados entre diferentes gerações. Em uma linguagem dinâmica e divertida, Rafael traz a comunicação da “nova geração” como tema central. E como o entendimento dela pode facilitar e entender melhor os jovens de hoje, suas ansiedades e suas expressões — e como isso pode ajudar todo o mundo a se entender um pouco mais.

O autor faz uso de 50 gírias contemporâneas — coletadas das redes sociais como Instagram, X (antigo Twitter) e TikTok, bem como expressões populares usadas por seus próprios pacientes no consultório — para mergulhar nos temas de maior preocupação da juventude atual, como ansiedade , depressão e urgência do “tudo agora”. Com um misto de humor e sensibilidade, Czarnobai aborda o dilema das gerações que se entendem. Ele convida o leitor a uma reflexão sobre a psicoterapia sob uma ótica bem-humorada e atualizada, mas também profunda e focada em questões importantes, como os impactos das redes sociais e o imediatismo no comportamento e saúde mental dos jovens.

A Importância da terapia na geração digital

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é um dos países com os maiores índices de depressão e ansiedade, e esses números preocupantes se refletem entre os jovens. Durante a pandemia e nos meses seguintes, questões como o retorno às aulas presenciais revelaram o quanto os jovens podem ser impactados em sua saúde emocional e social, com casos de crises de pânico e ansiedade se tornando cada vez mais comuns. Rafael aborda essas situações como um sinal claro da necessidade de diálogo e escuta ativa entre gerações, destacando que, apesar de terem tudo na palma da mão, os jovens também precisam ser compreendidos e ter seu espaço para desabafar e se expressar.

Um convite à reflexão com gírias e humor

Rafael Czarnobai explica que seu objetivo ao escrever Psicoterapia é Cringe? foi construir uma ponte entre as gerações, facilitando o diálogo com os jovens e também entre as gerações anteriores. “Eu acredito muito que Psicoterapia é Cringe? vem para preencher uma lacuna importante no mercado, principalmente quando falamos de saúde mental e da comunicação entre gerações. Foi um projeto feito com o coração, pensando em como podemos quebrar essas barreiras que, às vezes, se formam entre pais, filhos, professores e jovens. Esse livro não é só sobre entender as gírias ou o vocabulário da internet; é sobre usar essa linguagem para criar empatia e abrir espaço para conversas verdadeiras, sem julgamentos. Fico realmente feliz em poder contribuir para uma sociedade que se escuta mais e se compreende melhor, trazendo a psicoterapia para um diálogo leve e acessível a todos”, diz o autor.

Para quem busca entender os jovens e seus dilemas atuais (ou quer só ficar por dentro das expressões do momento), Psicoterapia é Cringe? é um verdadeiro guia para transformar essas diferenças de linguagem em pontes para a compreensão — tudo com um toque divertido e inteligente.

Serviço:

O que: Lançamento do Livro – Psicoterapia é Cringe? – Quando as redes sociais chegam à sessão

Quando: 07/11 (quinta-feira)

Horário: às 18h30

Onde: Café Del Mar – Rua Maestro Tullo Cavalazzi, nº 20 / Centro.

O post “Psicoterapia é Cringe?” — Quando as redes sociais entram na sessão apareceu primeiro em Deolhonailha.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.