Tem síndrome do intestino irritável? Veja 5 alimentos que você nunca deve comer

A síndrome do intestino irritável é uma doença crônica que afeta a função gastrointestinal e requer atenção médica. Parte do tratamento envolve uma dieta balanceada.

Os sintomas mais comuns são gases, inchaço, cólicas, náuseas, fadiga e perda de apetite.

Em alguns casos, eles podem ser desencadeados por situações estressantes. Veja 5 alimentos que não se deve comer nunca se você tem a síndrome do intestino irritável.

Alimentos que ajudam e atrapalham a síndrome do intestino irritável – Foto: Pixabay

1) Frutas doces

Nem todas as frutas são adequadas para pacientes com síndrome do intestino irritável. O açúcar pode piorar os sintomas porque fermenta no intestino.

Além disso, a frutose geralmente causa diarreia e gases. Assim, os especialistas recomendam não comer manga, melancia, ameixas, tâmaras, uvas e abacaxi.

2) Vegetais ricos em carboidratos fermentáveis

Os vegetais ricos em carboidratos fermentáveis de cadeia curta que são os dissacarídeos, monossacarídeos e polióis são pesados para o sistema digestivo, o que dificulta seu metabolismo.

Esses vegetais são encontrados em brócolis, repolho, berinjela, batatas, cactos e aspargos. A Clínica Universidad de Navarra, na Espanha, sugere deixá-los de fora das refeições, especialmente do jantar.

3) Farinhas

Todos os alimentos à base de trigo, como biscoitos e pães, contém adoçantes que são difíceis de processar. Em vez disso, você pode consumir alimentos derivados de amaranto, quinoa, amêndoa ou soja.

4) Leguminosas

As leguminosas como lentilhas, feijões, favas ou grão-de-bico podem ser prejudiciais para pessoas com síndrome do intestino irritável. O motivo? Sua ingestão causa gases no intestino e dor abdominal.

5) Alimentos picantes e álcool

A Unam (Universidad Nacional Autônoma do México) relata que a redução da ingestão de álcool, cafeína e alimentos picantes reduz a dor abdominal em 85%, a náusea em 46% e a fadiga em 69%, sintomas típicos da síndrome do intestino irritável.

na foto aparece uma comemoração de happy hour com cerveja, que ajuda a piorar a síndrome do intestino irritável

Álcool é um dos elementos que prejudicam a síndrome do intestino irritável – Foto: Canva/Divulgação/ND

5 alimentos que ajudam a curar a síndrome do intestino irritável

Um artigo publicado pela Unam sugere aumentar a ingestão dos seguintes alimentos para promover a saúde intestinal.

1) Frutas com vitamina C

Frutas que comprovadamente melhoram a saúde dos pacientes são: melão, mirtilo, kiwi, mamão, abacaxi e morango, devido ao teor de vitamina C.

Essas frutas são de fácil digestão e têm um sabor agradável, além de conterem enzimas digestivas nutritivas e propriedades anti-inflamatórias.

2) Iogurte sem lactose

Embora tenha sido comprovado que o iogurte tem menos lactose do que o leite, deve-se consumi-lo sem adoçantes e aromatizantes artificiais. O iogurte é rico em probióticos, que podem ajudar a reduzir a inflamação intestinal.

3) Fibra

Segundo o mesmo artigo da Unam, a fibra pode melhorar os sintomas da síndrome do intestino irritável. É importante consumir cenouras cruas, espinafre, maçãs verdes, abóboras, acelga, peras e amoras.

4) Peixe branco

A Fundação Espanhola do Sistema Digestivo recomenda o consumo de peixe branco duas ou três vezes por semana. A principal qualidade é a proteína e, por ter pouca gordura, é fácil de digerir.

na foto, a imagem de uma tábua com peixe, que ajuda na síndrome do intestino irritável

O peixe faz parte dos alimentos que ajudam a melhorar a síndrome do intestino irritável – Foto: Pixabay

5) Frango

O Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos destaca o frango como um alimento positivo para pessoas com síndrome do intestino irritável. Ele pode ser cozido no vapor ou assado e servido com legumes.

Além de ter baixo teor de gordura e conter proteína magra, assim como o ovo. Além de aliviar os sintomas da síndrome, ele regula os processos metabólicos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.