O jantar que preserva a memória a longo prazo; mais recomendado por neurologistas

A escolha dos alimentos e refeições ao longo do dia, em especial o jantar, pode influenciar a saúde do cérebro e preservação da memória a longo prazo.

O neurologista Jonathan J. Rasouli recomenda um prato requintado que consiste em uma espécie de peixe grelhado com dois ingredientes especiais, para cuidar da memória de longo prazo.

imagem mostra peixe com brócolis e açafrão, jantar ideal para preservar memória a longo prazo

Salmão grelhado com açafrão e bróculis é jantar mais recomendado por neurologistas para proteger memória a longo prazo – Foto: Reprodução/Freepik

A abordagem é baseada em pesquisas que sugerem uma ligação entre a dieta e a prevenção de doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer.

O peixe grelhado que neurologistas recomendam jantar para proteger a memória de longo prazo

O neurologista Jonathan J. Rasouli, citado no site Mujer Hoy, considera o salmão grelhado com açafrão e brócolis cozido no vapor o jantar ideal para cuidar da memória de longo prazo.

Essa combinação de alimentos passou a ser sua escolha diária e, segundo ele, cada ingrediente traz benefícios específicos. O salmão, rico em ácidos graxos ômega-3, é essencial para a saúde do cérebro.

Estudos recentes mostraram que o consumo regular de alimentos que contenham este nutriente poderia reduzir a probabilidade de desenvolver demência em 20%. Grelhar mantém seu sabor e textura e preserva seus nutrientes evitando o uso de óleos.

imagem mostra peixe com brócolis e açafrão, jantar ideal para preservar memória a longo prazo

Peixe com açafrão e brócolis é jantar diário para preservar a memória – Foto: Freepik/Reprodução

A cúrcuma, por sua vez, outro protagonista deste prato, é reconhecida pelos componentes ativos, a curcumina, que demonstrou ter efeitos positivos na memória, embora grande parte das pesquisas tenha sido realizada em modelos animais.

Este poderoso antioxidante possui propriedades anti-inflamatórias que também podem contribuir para a saúde do cérebro.

Por fim, o brócolis, vegetal crucífero rico em vitaminas e minerais, é ideal para acompanhar. Cozido no vapor por apenas dez minutos, retém a maioria dos nutrientes, fornecendo fibras e antioxidantes que promovem o funcionamento cognitivo.

Como preparar jantar perfeito para memória de longo prazo

O açafrão-da-terra, também conhecido como cúrcuma, vai dar um sabor suave e exótico ao prato, enquanto os brócolis complementam a leveza e o frescor.

Ingredientes:

  • 4 filés de salmão (cerca de 150g cada)
  • 1 colher de sopa de açafrão da terra (ou cúrcuma)
  • 1 colher de chá de gengibre fresco ralado (opcional, para um toque extra de sabor)
  • Suco de 1 limão
  • 2 dentes de alho picados
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1 colher de sopa de mel (opcional, para equilibrar o sabor)
  • 1 ramo de brócolis (cerca de 300g)
  • Água para cozinhar os brócolis
  • 1 colher de sopa de manteiga (opcional, para dar cremosidade)

1. Temperar o salmão

Em uma tigela pequena, misture o açafrão-da-terra, o suco de limão, o gengibre, o alho picado, o mel (se estiver usando), sal e pimenta-do-reino a gosto.

Coloque os filés de salmão em um prato fundo e regue com a marinada. Deixe marinar por pelo menos 20 minutos na geladeira, para que o peixe absorva os sabores.

2. Preparar o brócolis

Enquanto o salmão marinha, leve uma panela com água e um pouco de sal para ferver. Corte o brócolis em pequenos buquês e cozinhe na água fervente por cerca de 3-4 minutos, até que fiquem al dente e com uma cor verde vibrante. Escorra bem e reserve.

3. Grelhar o salmão

Em uma frigideira grande, aqueça 1 colher de sopa de azeite de oliva em fogo médio-alto. Coloque os filés de salmão na frigideira, com a pele para baixo (se houver), e cozinhe por cerca de 3-4 minutos de cada lado, até que o salmão esteja bem dourado e cozido por dentro (o tempo pode variar dependendo da espessura do filé).

Caso o salmão seja muito grosso, você pode finalizar o cozimento no forno, a 180°C por 5-8 minutos.

4. Finalizar o brócolis

Em outra frigideira, derreta 1 colher de sopa de manteiga (se desejar um toque mais cremoso) e adicione o brócolis cozido. Refogue rapidamente, mexendo para que o brócolis fique envolvido pela manteiga e um pouco dourado.

5. Montagem do prato

Coloque os filés de salmão em pratos individuais. Ao lado, sirva o brócolis refogado e, se quiser, decore com um fio de azeite de oliva e mais uma pitada de açafrão-da-terra para dar um toque de cor e sabor.

Se preferir, adicione uma fatia de limão para servir ao lado, para dar um toque de frescor.

Sugestões de acompanhamento

Um arroz de coco simples ou arroz integral fica ótimo com esse prato. Batatas assadas ou purê de batata-doce também combinam muito bem.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.