Comida de boteco: onde provar as melhores em Florianópolis?

Petiscos, em unidades ou porções de bolinhos de carne, de bacalhau, croquetes inúmeros, iscas de carne, linguicinha, pãozinho de alho e afins com o objetivo de acompanhar aquela cerveja estupidamente gelada. Sim, estamos falando da verdadeira comida de boteco.

Foto de comida de boteco. Em cima de um balcão de madeira há duas pequenas travessas de alumínio, com uma coxinha em cada. A da esquerda, a coxinha está aberta e dá para ver o recheio de feijoada. A da direita está inteira. À frente delas há um pequeno copo com um molho e uma espátula de madeira.

Dos clássicos tira-gostos às inovações como coxinha de feijoada, a comida de boteco em Florianópolis é muito bem representada – Foto: Boteco Zé Mané/Redes Sociais/Divulgação

Comida de boteco é coisa legitimamente brasileira. É aquele estabelecimento familiar, alegre, de comida gostosa, caseira e acessível. Vários deles se modernizaram, repaginaram a aparência, aprimoraram o cardápio, mas sem perder a essência de simplicidade, descontração e proximidade. Em Florianópolis há ótimos exemplares deles, espalhados por cada canto da cidade.

Na seleção abaixo, listamos cinco deles onde você poderá experimentar uma boa comida de boteco, beber uma cerveja gelada, além de curtir música ao vivo e rodas de samba.

Todos receberam mais de mil avaliações pelo Google e notas acima de 4 (a máxima é cinco) e, portanto, são boas opções para se provar comida de boteco em Florianópolis. Aproveite!

1. Ori Bar

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Ori Boteco (@oriboteco)

São mais de 50 anos de uma história que começou como Mercearia Ori e se transformou em um dos botecos mais tradicionais de Floripa. Embora tenha se modernizado e aberto filiais na Grande Florianópolis, a gestão garante que o espírito continua o mesmo: servir bem as pessoas em um lugar em que todos se sintam à vontade.

Ali, as almôndegas recheadas são a comida de boteco mais tradicional e de sucesso da casa. Mas tem pastelzinho recheado de siri e berbigão, caldinho de feijão, porções de batatas e carnes (clássicas), feijoada aos domingos e pratos executivos. Cerveja não falta, nem drinks, tampouco a cachaça que inclusive leva a marca da casa.

2. Bar do Noel

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Bar do Noel (@bardonoelfloripa)

Com a típica arquitetura de boteco, o espaço interno é bem pequeno, o que não é necessariamente um problema. O bar em sua essência alegre e dançante se expande para a calçada e faz da estreita alameda do Centro de Florianópolis seu próprio quintal.

Enquanto cantam e dançam nas rodas de samba, que ocorrem de sexta-feira a domingo, os visitantes podem petiscar batatas (em diferentes preparos), tábua de frios, torresmo, calabresa acebolada, iscas, pastéis e bolinhos afins, como aquele que é recheado com um típico pirão de peixe. Se quiser lanche na chapa ou prato feito também tem.

3. Bar do Cris Jurerê

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Bar Do Cris (@bardocrisjurere)

Na gourmetizada Jurerê Internacional, o Bar do Cris é um refúgio simples e aconchegante para quem quer petiscar e não esvaziar a carteira. As opções de petiscos, legítima comida de boteco, trazem para mesa frango a passarinho, pastel de angú, iscas de carne, peixes e fritas, entre outras possibilidades.

O cardápio também tem lanches, feitos com pão francês e uma variedade de recheios. No almoço tem também pratos executivos. Cerveja não falta, caipirinhas e doses também não. E ainda tem espumantes e vinhos para quem quiser. Aos sábados, rola a brasileiríssima feijoada, futebol na TV e o bar também tem uma programação mensal de música ao vivo.

4. Botequim Floripa

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Botequim Floripa (@botequimfloripa)

Pastelzinho frito, pão de alho caseiro e carne de onça (que competem em tradição na casa), caldinho de feijão, pastelzinho de camarão e assim por diante. Essa é a comida de boteco do Botequim Floripa, que também traz pratos executivos, lanches no cardápio e feijoada toda quarta-feira e sábado.

Como segue o mandamento de todo o boteco, a simplicidade e a hospitalidade moram ali. Os garçons são amigos dos clientes e até dançam tango.

Isso porque todo mês o botequim tem uma programação de aulas e apresentações de tango, samba, forró, entre outros gêneros que fazem qualquer visitante arrastar os pés sobre o piso quadriculado em preto e branco.

5. Boteco Zé Mané

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Boteco Zé Mané (@botecozemane)

É no bairro continental de Coqueiros que fica esse boteco cujo nome homenageia os manezinhos da ilha de Florianópolis. Instalado em um casarão de paredes amarelas e janelas azuis, por dentro é simples, aconchegante e um exemplar dos clássicos bares brasileiros, com direito a um antigo baleiro em cima de um balcão com estufa para salgadinhos.

O Zé Mané capricha em sua comida de boteco. Dos petiscos diferentões, estão no cardápio: coxinha de feijoada, torresmo prensado e a bomba, um bolinho de carne com linguiça Blumenau, recheado com queijo e enrolado no bacon. Ainda tem bolinho de arroz que lembra casa de vó, o choripan feito de linguiça Blumenau e acompanhado de vinagrete, entre outros sanduíches.

As iscas de peixe arrasam na apresentação. As tilápias chegam à mesa penduradas em um varal e os camarões deitados em uma rede. Até o tradicional espetinho é servido todo aprumado.

A cerveja é no copo americano que, na verdade, é um símbolo brasileiro, e a casa conta com uma seleção de caipirinhas autorais. Ainda tem mesa de sinuca, espaço kids e música ao vivo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.