Após quase 50 anos, barragem de Ituporanga começa sua primeira reforma

A barragem de Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí, começa a receber suas primeiras reformas, pela primeira vez em quase 50 anos. A empresa vencedora da licitação enviou maquinário nesta terça-feira (5) para o local.

Máquinas chegam na barragem de Ituporanga

Máquinas para a reforma da barragem já estão no local – Foto: Divulgação/Reprodução/ND

As obras eram necessárias depois de uma análise técnica detalhada que identificou várias falhas significativas, que podiam comprometer a estrutura da barragem. Segundo o edital de licitação, a situação da construção era crítica, podendo levar ao colapso, se o concreto entre o enrocamento e a galeria ruir.

Vale lembrar que a barragem opera desde março de 1976 e nestes quase 50 anos, nunca recebeu manutenção. As melhorias previstas incluem a substituição de todas as cinco comportas da barragem, revisão das galerias de concreto, troca da blindagem metálica e restauração do sistema elétrico.

 Barragem de Ituporanga recebe máquinas para reforma

Obras de reforma, pela primeira vez em 50 anos, é iniciada no Alto Vale – Foto: Divulgação/Reprodução/ND

Uma das principais inovações será a automação, que permitirá a operação remota da barragem pelos técnicos da Defesa Civil, aumentando a eficiência e a segurança das operações.

Obras de reformas da barragem de Ituporanga passarão por duas etapas

A reforma será realizada em duas fases. A primeira contempla a execução de obras emergenciais, focando no pleno funcionamento das comportas 4 e 5.

 Barragem de Ituporanga

Mais de R$ 20 milhões serão investidos em reforma de barragem em Ituporanga, importante estrutura de contenção de enchentes – Foto: SDC/Divulgação ND

Segundo o Governo do Estado, a primeira etapa está programada para ser concluída em até 40 dias.

“Esta reforma é um marco para a segurança hídrica da nossa região. Estamos investindo em tecnologia e infraestrutura para garantir que a barragem de Ituporanga atenda às necessidades da população com segurança e eficiência”, afirma o secretário da Proteção e Defesa Civil, Fabiano de Souza.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.