UFSC forma grupo de trabalho voltado à saúde digital em Enfermagem

O Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) formou um Grupo de Trabalho (GT) dedicado à implementação de estratégias de Saúde Digital no ensino e pesquisa na prática de Enfermagem. Atualmente composto por seis professoras do Departamento de Enfermagem, o GT visa colaborar para o alinhamento da formação de enfermeiros às recentes Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), que exigem a adaptação às demandas digitais e tecnológicas emergentes no setor de saúde e às recomendações internacionais, Estratégia de Saúde Digital do Ministério da Saúde e o recente Plano Nacional em Inteligência Artificial.

Segundo as docentes, a rápida evolução tecnológica traz desafios significativos para a atualização profissional, além de representar uma oportunidade de melhorias no cuidado com a população que necessita de cuidados em saúde. A iniciativa reflete as transformações pelas quais as áreas de Saúde e Enfermagem têm passado nos últimos anos, impulsionadas pelo avanço de tecnologias como a inteligência artificial, dispositivos vestíveis e telessaúde, especialmente evidenciadas durante a pandemia de covid-19.

Entre os principais objetivos estabelecidos pelo Grupo estão: colaborar para o avanço da saúde digital no processo de formação em Enfermagem na UFSC; manter um grupo permanente de diálogo, experimentação de novas tecnologias digitais e o desenvolvimento de estratégias e soluções para incorporação da Saúde Digital na prática de Enfermagem; potencializar maior adesão de estudantes e docentes no desenvolvimento e aplicação de tecnologias digitais na enfermagem, apoiar a reestruturação curricular com o olhar também para a Saúde Digital; buscar parcerias internas e externas à Universidade que permitam evoluir na prática de saúde digital; entre outros.

Por meio desta iniciativa, o Departamento de Enfermagem da UFSC busca se posicionar na vanguarda das inovações em saúde digital no país, ampliando o impacto de sua atuação no ensino e na prática da profissão. As docentes destacam ainda que o sucesso da iniciativa depende da atuação integrada entre ensino, pesquisa e extensão, para que a UFSC continue a desempenhar seu papel de referência na formação de profissionais de saúde digitalmente preparados para os desafios contemporâneos. “A ação também fortalece o compromisso da Universidade com a inovação e a adaptação às novas realidades tecnológicas, promovendo uma educação em saúde que esteja em sintonia com as necessidades e expectativas da sociedade”, afirmam.

No momento, integram o Grupo de Trabalho para Saúde Digital em Enfermagem as professoras Grace Dal Sasso, Ana Graziela Alvarez, Daniela Couto Carvalho Barra, Gabriela Marcellino de Melo Lanzoni, Juliana Balbinot Reis Girondi, e Mônica Motta Lino. No entanto, o grupo está aberto a demais docentes do Departamento que quiserem participar.

Mais informações na página do Departamento de Enfermagem.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.