UFSC oferece oficinas gratuitas de valorização dos saberes indígenas sobre fibras e corantes nos dias 20, 21 e 26 de novembro

O projeto de extensão Horto Didático de Plantas Medicinais do Hospital Universitário do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina (HU/CCS/UFSC) está com as inscrições abertas para o primeiro módulo de oficinas formativas que promovem a valorização dos saberes indígenas ligados ao uso de plantas fibrosas e tintoriais da biodiversidade de Santa Catarina.

As oficinas serão oferecidas em três turmas: a turma A ocorre no dia 20 de novembro, a Turma B no dia 21 de novembro, e a Turma C no dia 26 de novembro. Todas as turmas ocorrem das 14h às 18h. Será fornecido certificado de 4 horas de participação.

As atividades serão conduzidas por Clarice de Souza Poty Pafe’i, indígena das etnias Guarani e Kaingang. Com conhecimento sobre as plantas e suas aplicações, Clarice guiará uma vivência prática e imersiva, onde será possível aprender sobre a criação de artefatos artesanais.

O projeto tem como objetivo resgatar e preservar conhecimentos tradicionais e espécies nativas essenciais para as comunidades indígenas catarinenses, celebrando a cultura e o artesanato indígena por meio de técnicas sustentáveis de tingimento natural de fibras.

As inscrições podem ser feitas através do link.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.