Operação Proclamação da República 2024 tem mais de 5 mil veículos abordados e 102 acidentes registrados

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) concluiu nesta segunda-feira, dia 18 de novembro, a Operação Proclamação da República 2024, com um balanço que destaca o reforço na fiscalização nas rodovias federais de Santa Catarina, além de registrar desafios relacionados ao fluxo intenso de veículos. A operação, que começou à 0h de quinta-feira, dia 14 de novembro e terminou à meia-noite de domingo, dia 17, envolveu a abordagem de 5.276 veículos e resultou em 998 flagrantes de excesso de velocidade.

 

Dados da Operação:
Veículos abordados: 5.276
Excesso de velocidade: 998 flagrantes
Acidentes registrados: 102
Feridos: 136
Mortes: 3

 

 

 

Entre os acidentes, três vítimas fatais foram registradas, sendo dois atropelamentos e uma colisão frontal. No domingo (17), uma mulher de 25 anos perdeu a vida em um atropelamento no Contorno Viário da Grande Florianópolis.

 

 

A PRF esclareceu que, embora os atropelamentos sejam ocorrências violentas, elas são pouco influenciadas pela fiscalização, sendo mais frequentemente causadas por escolhas inadequadas dos pedestres ou por deficiências no planejamento urbano, como a falta de passarelas e faixas de pedestres.

 

 

Além dos acidentes, a operação também foi marcada por longos congestionamentos, especialmente na BR-101, onde houve saturação de tráfego no Norte, em Itapema. Durante o feriadão, engarrafamentos de até 10 quilômetros de extensão foram registrados, com os maiores períodos de lentidão ocorrendo entre quinta-feira (14) e domingo (17).

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.