Como foi criado o Dia das Mães no Brasil? Da origem aos presentes

O Dia das Mães é um dos feriados mais queridos ao redor do mundo, um momento em que celebramos o amor e a dedicação das mães em nossas vidas. Criado em 1905 pela norte-americana Anna Jarvis, a data foi introduzida no Brasil por igrejas protestantes e rapidamente se popularizou, mesmo antes de sua oficialização nos anos 1920.

Dia das Mães é comemorado no segundo domingo do mês de maio

Como foi criado o Dia das Mães no Brasil: a trajetória e mudanças da data – Foto: Pexels/Reprodução/ND

Para entrarmos mais a fundo nessa história e conhecer a origem da data, o ND+ conversou com o historiador da FCC (Fundação Catarinense de Cultura) Rodrigo Rosa, que explicou os primórdios do feriado e como ele mudou ao longo dos anos.

Como foi criado o Dia das Mães no Brasil

O historiador começa contando como foi criado o Dia das Mães no Brasil e analisa a mudança da data ao longo dos anos. Rosa explica que no país, a data chegou através de igrejas protestantes e foi rapidamente absorvida pelo mercado, mesmo antes de ser oficializada.

“Nos anos 1940, o feriado já havia ganhado um caráter comercial em todo o país, especialmente em São Paulo, com promoções e lançamentos voltados para o público feminino e a imagem da dona de casa”, diz o historiador.

Rodrigo Rosa observa que, ao longo das últimas décadas, o Dia das Mães passou por mudanças: “antes se vendiam comodidades domésticas e cosméticos às mães, mas atualmente o horizonte de ‘modelos de mãe’ se expandiu. Temos desde as tradicionais, passando por executivas, esportistas etc”.

Segundo Rosa, algumas formas de identificar as mães se mantiveram: a cuidadora; a responsável pelos filhos e pela casa; e a casada, “salvo, nos últimos anos, por meio do surgimento de outros discursos mais alinhados com pensamentos da diversidade social”, explica.

O historiador também destaca que a data é importante em muitas religiões. Rosa alerta que o propósito inicial da data, que surgiu no Brasil em 1932, era “exaltar as virtudes e os sentimentos sublimes do amor materno”.

O Dia das Mães ainda é uma das datas comemorativas mais importantes e populares no Brasil, um momento para expressar amor, carinho e gratidão àquela pessoa que está ao nosso lado.

Mãe Raiz ou Mãe Nutella?

Para celebrar o Dia das Mães, o podcast aDiversa, da Diversa+, debate de forma descontraída os impactos das diferentes formas de maternar. Você, sua mãe, sua companheira ou alguma conhecida é Mãe Raiz ou Mãe Nutella? O tema é polêmico e divide opiniões! Ouça o episódio especial:

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.