Aquário de Balneário Camboriú celebra o ‘Dia das Mães’ de um jeito ‘animal’

O Oceanic Aquarium, de Balneário Camboriú, Litoral Norte de Santa Catarina, resolveu apresentar os filhotes que nasceram no aquário desde dezembro de 2019 para celebrar o Dia das Mães no aquário.

Em mais de três anos, o número de “moradores” do aquário aumentou significativamente.

Aquário de Balneário Camboriú celebra ‘Dia das Mães’ com mais de 250 filhotes que já nasceram por lá – Foto: Reprodução Oceanic Aquarium/ND

Os Lambaris são peixes de água doce e 100 indivíduos aproximadamente nasceram no habitat, eles convivem tranquilamente com os jacarés e as tartarugas no recinto.

Na hora da reprodução da espécie, o macho conduz a fêmea a liberar os ovos que irão ser fecundados. Na maior parte do tempo, os ovos ficam depositados no fundo, ou em plantas até os filhotes nascerem, que dura em poucos dias. Tudo acontece simultaneamente muito rápido.

Em relação às aves que vivem no aquário, três espécies reproduziram: Mandarim, Diamante de gould e Periquito australiano. A fêmea pode colocar por vez até seis ovos, e fica na função do pai de construir o ninho. As aves revezam para chocar os ovos, que levam em média 14 dias para incubação. Quando nasce, o filhote se torna independente em até 50 dias, e com um ano já tem a plumagem completa de um adulto.

No Oceanic Aquarium as aves vivem no Imersão Oceania e os visitantes passeiam por dentro do habitat, obtendo a experiência e contato com os bichos.

Mamães extraordinárias debaixo d’água

As raias e axolotes foram os nascimentos que mais recentes que o aquário teve. Nasceram nove filhotes da espécie Raia Manteiga “Gymnura altavela” que está em perigo de extinção. A gestação da raia mãe é interna, se desenvolve no útero, dura cerca de seis meses e já nascem perfeitamente desenvolvidos. Em uma única gravidez ela deu luz a seis machos e três fêmeas. São animais de água salgada e vivem no Habitat Oceânico com os tubarões mangona, moréias, entre outros.

Se no vídeo game os axolotes fazem bastante sucesso entre os jogadores, no Oceanic Aquarium não seria diferente, as crianças e adultos ficam encantados em ver de pertinho esse animal tão exótico e ameaçado de extinção.

A reprodução é bastante curiosa: o macho corteja a fêmea nadando ao redor dela e a empurra em direção aos espermatóforos que ele já depositou no fundo do habitat. A fêmea irá posicionar o material em sua cloaca e a fertilização ocorre internamente.

Depois, em até dois dias, a mamãe começa a gerar os ovos depositando nas folhas das plantas. Os filhotes nascem depois de duas semanas. E cerca de 150 nasceram no Oceanic Aquarium.

As raias são o maior sucesso do aquário - Reprodução Oceanic Aquarium/ND
1
6

As raias são o maior sucesso do aquário – Reprodução Oceanic Aquarium/ND

Casal de axolotes em pose para as fotos - Reprodução Oceanic Aquarium/ND
2
6

Casal de axolotes em pose para as fotos – Reprodução Oceanic Aquarium/ND

Os axolotes fazem até pose para as fotos - Reprodução Oceanic Aquarium/ND
3
6

Os axolotes fazem até pose para as fotos – Reprodução Oceanic Aquarium/ND

As aves são bem tratadas em seus recintos - Reprodução Oceanic Aquarium/ND
4
6

As aves são bem tratadas em seus recintos – Reprodução Oceanic Aquarium/ND

No Oceanic Aquarium as aves vivem no Imersão Oceania - Reprodução Oceanic Aquarium/ND
5
6

No Oceanic Aquarium as aves vivem no Imersão Oceania – Reprodução Oceanic Aquarium/ND

As raias e axolotes foram os nascimentos que mais recentes que o aquário teve - Reprodução Oceanic Aquarium/ND
6
6

As raias e axolotes foram os nascimentos que mais recentes que o aquário teve – Reprodução Oceanic Aquarium/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.