Reflexão sobre o momento Sindical Laboral

Nesta semana, em Criciúma onde historicamente os sindicatos de trabalhadores demonstram grande força de organização e mobilização, viveram-se movimentos intensos. O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais provocou um dia de paralisação, repetiu mobilização neste sábado (13) na Praça Nereu Ramos e promete aumentar a intensidade dos movimentos na semana que vem.

As manifestações sindicais devem ser cada vez mais frequentes. – Foto: Arquivo

Em tela o dissídio da categoria, mas na corrente visível a presença de lideranças de vários outros sindicatos, como dos bancários. A Praça Nereu Ramos, no centro de Criciúma, que é um espaço democrático acostumado aos mais diversos movimentos voltou a conviver com bandeiras, alto-falantes e gritos de ordem.

O ressurgimento dos movimentos patrocinados por entidades sindicais são facilmente entendidos. Desde as últimas reformas de legislação que se referem à atividade laboral, como a trabalhista e ao início de um movimento para a reforma sindical vários fatos devem ser observados.

A reforma trabalhista atingiu os sindicatos com vários aspectos como o que desobrigou a contribuição sindical nos moldes que havia. A relação capital e trabalho mudou.

Nestes últimos anos, além da fragilização da atividade sindical deve-se considerar que a crise econômica alterou a relação com o trabalho e além disso a pandemia criou inclusive leis que impediam reajustes salariais, quando não apenas justificavam negociações menos vantajosas aos trabalhadores. No período o perfil do governo federal mirou os sindicatos laborais levado a eles severas restrições fáticas.

Passados alguns destes aspectos os sindicatos retomam as sus atividades na plenitude. Governo federal favorável, desobrigação de leis que restringiam negociações salariais e alterações no cenário econômico reanimam o movimento de luta dos trabalhadores. Por isso simples entender como são e serão mais intensos os movimentos sindicais daqui por diante.

Chama-se atenção à dois movimentos que estão em andamento em se tratando de atividade sindical labhora. Uma delas é  PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 196/19. A outra proposição é a que trata pro´~oe mudança na estrutura sindical, que está no PL 5.552/19.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.