Como gastar menos energia elétrica com a máquina de lavar

Quando exatamente devemos evitar usar a máquina de lavar para economizar dinheiro? Embora a resposta dependa de uma série de fatores, especialistas apontam algumas orientações que podem ajudar a reduzir o consumo de energia e tornar a tarefa de lavar roupas um pouco menos incômoda.

Imagem ilustrativa de máquina de lavar

Imagem ilustrativa de máquina de lavar – Foto: Reprodução/ND

Melhores práticas com a máquina de lavar

Se você deseja reduzir seu impacto ambiental e cortar os custos da energia, existem várias práticas simples que podem ajudar a otimizar o uso da sua máquina de lavar.

Lave cargas cheias: Evite lavar roupas em pequenas quantidades. A máquina de lavar é mais eficiente quando opera com uma carga cheia, economizando energia a cada ciclo.

Manutenção da máquina: Realizar ciclos de limpeza na máquina regularmente e verificar se há vazamentos ou outros problemas pode ajudar a manter a máquina funcionando de maneira eficiente, evitando desperdício de energia.

Se possível, use energia solar: Para quem tem painéis solares ou participa de programas de energia verde, o ideal é lavar as roupas durante o dia. Assim, você pode aproveitar a energia limpa gerada pelos seus painéis solares, o que ajuda a reduzir ainda mais a pegada de carbono da sua casa.

Máquina de lavar X Secadora: Qual consome mais energia?

A secadora é a vilã quando se trata de consumo de energia, pois utiliza muito mais eletricidade do que a máquina de lavar, além de gerar umidade e calor adicional.

Por isso, sempre que possível, seque as roupas ao ar livre, aproveitando o calor do sol. Isso não só reduz o consumo de energia, mas também ajuda a preservar a eficiência do ar condicionado, já que você estará evitando o aumento de temperatura em sua casa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.