Espaço histórico da Harmonia Lyra passa por reforma e será reinaugurado em Joinville

O prédio da Sociedade Harmonia Lyra, localizado na rua XV de Novembro em Joinville, no Norte de Santa Catarina, passa por uma grande reforma próximo ao aniversário de 165 anos da instituição, que ocorre no próximo dia 31 de maio.

Prédio foi construído entre os anos 1929 e 1930 – Foto: Dirceu Oliveira/Reprodução/ND

Entre os espaços da estrutura de aproximadamente 93 anos que estão recebendo a intervenção, está o foyer, que abrigou a primeira escola de balé de Joinville e sedia atualmente a AJL (Associação Joinvilense de Letras).

O local é histórico e recebeu a primeira escola de balé da cidade em 1930 e, de acordo com a instituição, começaram a ser lançadas as primeiras sementes do tradicional Festival de Dança de Joinville, com um evento chamado Festival do Bailado, organizado pela professora Liselott Trinks.

A sala está prevista para ser reinaugurada no próximo dia 23 de maio, após uma restauração completa, que exigiu a reforma do telhado, do forro, das paredes, do piso e do sistema elétrico, e a instalação de banheiros e de um projeto luminotécnico.

Além da importante reforma, outro pedaço importante da história do prédio da Harmonia Lyra deverá voltar aos olhos do público no foyer. Um lustre de cristais belgas, que adornou o grande salão do prédio desde sua inauguração até a década de 1980, foi totalmente restaurado e será instalado no espaço.

De acordo com a instituição, o foyer passará a ser um espaço multiuso. “Este é um espaço privado de uso público. O que fazemos aqui é para a comunidade joinvilense, tanto no que se refere ao restauro quanto às atividades culturais. É um legado que recebemos dos fundadores da cidade, e nossa missão é preservar para poder legar às gerações futuras”, afirma Álvaro Cauduro, presidente da Sociedade Harmonia Lyra.

O local, além de servir de sede para a AJL, após a reforma poderá agora receber música de câmara, jantares e reuniões, assim como servir de apoio para os eventos no salão principal.

Espaço pouco conhecido do público também é reformado

O terceiro piso do prédio da Sociedade Harmonia Lyra também passa por uma grande reforma, com o custo aproximado de R$ 400 mil. Os recursos são provenientes do SIMDEC (Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura), e a previsão é de que a obra dure até o segundo semestre.

Segundo a instituição, no espaço, funcionaram durante décadas, apartamentos que foram ocupados pelo primeiro maestro da Lyra, o austríaco Pepe Brandt, pelo ecônomo da entidade e por artistas e trupes que se apresentavam no teatro.

“O restauro que estamos propondo se aproxima do projeto original e, ao mesmo tempo, dará um novo significado e uma nova utilidade ao prédio”, comenta Álvaro Cauduro.

Segundo ele, os antigos apartamentos vão virar salas para ensaios e aulas de canto. Ao mesmo tempo em que o terceiro piso é remodelado, a antiga boate da Lyra também sofre uma completa intervenção, que afetará a fachada do prédio.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.