Nota do Enem 2024 já está disponível; saiba como acessar

Candidatos que realizaram o exame, em novembro, já podem consultar a nota do Enem 2024. Os resultados foram divulgados nesta segunda-feira (13) pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e podem ser usados para ingresso em instituições de ensino superior de todo o país e também do exterior.

Nota do Enem 2024 pode ser usada para ingresso em instituições de ensino superior

Nota do Enem 2024 pode ser usada para ingresso em instituições de ensino superior – Foto: Divulgação/ND

Além das vagas diretas, os candidatos que fizeram o exame podem aproveitar a nota do Enem 2024 para adesão à programas de financiamento estudantil, como o Fies.

Como acessar a nota do Enem 2024?

Para ter acesso a nota do Enem 2024, o candidato precisa acessar a página do candidato, no portal Inep, com o login do canal gov.br, usando CPF e senha. O site tem apresentado instabilidade devido ao grande número de acessos.

Os candidatos que realizaram o exame como “treino”, como é o caso de estudantes que ainda não concluíram o ensino médio,  devem ter a nota do Enem 2024 divulgada apenas em março.

Adesão a financiamento estudantil também ocorre através do Enem

Adesão a financiamento estudantil também ocorre através do Enem – Foto: Divulgação/ND

Ingresso no ensino superior

As provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foram aplicadas em 3 e 10 de novembro de 2024. O bom desempenho no exame garante o ingresso no ensino superior através do Sisu, Prouni e Fies.

Cada modalidade oferta uma condição diferente de seleção, que vai desde a gratuidade até descontos na mensalidade de instituições privadas. As alternativas funcionam da seguinte forma:

  • Sisu: sistema de oferta de vagas em instituições públicas de ensino superior no Brasil, o Sisu receberá inscrições entre os dias 17 a 21 de janeiro.
  • ProUni: disponibiliza bolsas de estudo, integrais e parciais — 50% do valor da mensalidade — em cursos de graduação em instituições privadas. O público-alvo do ProUni são estudantes de baixa renda que não tenham recursos para pagar integralmente por um curso;
  • Fies: oferece financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos (instituições privadas e comunitárias). Os pré-requisitos são os mesmos do ProUni;
  • Formação no exterior: universidades nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Portugal admitem estudantes brasileiros que tenham performado bem no exame. As regras de admissão variam de acordo com a instituição.
Candidatos que realizaram o exame como teste terão acesso aos resultados apenas em março

Candidatos que realizaram o exame como teste terão acesso aos resultados apenas em março – Foto: Bruno Peres/Agência Brasil/ ND

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.