Prazo para conclusão da obra de desassoreamento do Rio Itajaí-Açu é prorrogado novamente em SC

Na última semana, o governo catarinense divulgou a meta de evolução da obra de desassoreamento do Rio Itajaí-Açu, em Rio do Sul, com expectativa de conclusão para o dia 10 de janeiro. No entanto, os serviços tiveram que ser novamente prorrogados.

Equipamentos durante obra de dragagem no Rio Itajaí-Açu

Ordem de serviço foi assinada em maio, as os trabalhos ainda não começaram – Foto: Reprodução/NDTV Record

A assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil comunicou que as obras continuam por mais nove dias. “O novo prazo, determinado pelas condições climáticas adversas, começou a valer no dia 11 de janeiro, com previsão de término para o dia 20 de janeiro”, infomrou em nota.

Conforme a secretaria, a decisão segue os moldes da prorrogação anterior, quando o contrato foi estendido por 57 dias, também por conta das chuvas na região.

“A extensão visa garantir a execução adequada dos trabalhos, fundamentais para prevenir enchentes e melhorar a segurança da população local”, concluiu.

Conclusão da obra de desassoreamento do Rio Itajaí-Açu foi prorrogada pela segunda vez

O governo anunciou como meta a conclusão de aproximadamente 6 km do trecho do rio até sexta-feira (10). Contudo, a obra foi novamente prorrogada, desta vez, por mais nove dias.

Os investimentos previstos focam na melhoria da infraestrutura e mitigação de riscos relacionados a desastres naturais, com o qual a região possui um longo histórico.

Até a última semana, mais de 100 mil m³ de lama, areia e detritos haviam sido retirados durante a obra de desassoreamento do Rio Itajaí-Açu, o que equivale a quase 200 mil caminhões de material. O orçamento do projeto é de R$ 16 milhões.

A quantidade de material removido, de acordo com o governo catarinense, representa 49% da extensão total de 8,2 km, sendo pagos quase R$ 7 milhões ao consórcio responsável.

Obra de desassoreamento do Rio Itajaí-Açu, em Rio do Sul

Governo divulgou meta de evolução da obra de desassoreamento Rio Itajaí-Açu na última semana – Foto: Divulgação/SDC/ND

Embora a comunicação da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil tenha informado que as prorrogações ocorreram em acordo com o TCE (Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina), o mesmo alegou que não recebeu pedidos da secretaria para as prorrogações.

Em nota, o TCE/SC comunicou que as prorrogações de prazo estrão dentro de um processo que iniciou em 17 de junho de 2024, com o objetivo de avaliar se há possíveis irregularidades na contratação da empresa que realiza a obra.

“Entre outras coisas, o TCE/SC avalia se realmente havia necessidade de dispensa de licitação para essa contratação”, informou.

Obra de desassoreamento do Rio Itajaí-Açu teve início em maio de 2024  - Reprodução/NDTV Record

1
5

Obra de desassoreamento do Rio Itajaí-Açu teve início em maio de 2024 – Reprodução/NDTV Record

Nível do Rio Itajaí-Açu atrasa início de importante obra para mitigar cheias no Alto Vale  - Reprodução/NDTV Record

2
5

Nível do Rio Itajaí-Açu atrasa início de importante obra para mitigar cheias no Alto Vale  – Reprodução/NDTV Record

Uma televisão foi encontrada durante obra de desassoreamento do rio Itajaí-Açu - Divulgação/Reprodução/ND

3
5

Uma televisão foi encontrada durante obra de desassoreamento do rio Itajaí-Açu – Divulgação/Reprodução/ND

Material é recolhido para desassoreamento do rio - Ricardo Wolffenbüttel/Secom/Reprodução ND

4
5

Material é recolhido para desassoreamento do rio – Ricardo Wolffenbüttel/Secom/Reprodução ND

Governador acompanhou dia de trabalho de dragagem do rio Itajaí-Açu - Roberto Zacarias/Secom/ND

5
5

Governador acompanhou dia de trabalho de dragagem do rio Itajaí-Açu – Roberto Zacarias/Secom/ND

A realização dos trabalhos sofreu um atraso devido às cheias registradas em 2024. No início de junho, o nível do rio impediu o avanço dos serviços, pois estava acima de 3 metros. Posteriormente, com o baixar das águas, o trabalho foi retomado, sendo retirados entulhos e árvores das margens.

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.