Manutenção na rede elétrica da UFSC envolve mais de 60 subestações em Florianópolis

Empresa presta serviço no Centro Tecnológico (CTC), no Campus de Florianópolis. Foto: Malena Lima/Agecom/UFSC

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está concluindo a segunda semana de manutenção preventiva no sistema de energia elétrica do Campus de Florianópolis, no bairro Trindade. Nos dias 13, 14 e 15 de janeiro, o serviço ocorreu em blocos e setores  do Centro Tecnológico (CTC) e do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Essa é a segunda vez em 11 anos, que a UFSC realiza uma manutenção preventiva nessa escala, abrangendo todas as subestações do campus, conforme destacou o Prefeito Universitário, Matheus Lima Alcantara. O sistema conta com mais de 60 subestações distribuídas em diferentes formatos, como pequenas edificações com vários equipamentos e alimentadores, postes, pedestais e pequenos contêineres de metais expostos ao tempo. 

Acompanhe o cronograma de desligamentos.

Com a contratação feita pelo Departamento de Manutenção Predial e Infraestrutura (DPMI) e o serviço prestado pela empresa Belman Transformadores e Equipamentos Elétricos, passaram a ser realizadas intervenções essenciais para evitar problemas recorrentes, como alguns registrados CTC e no CCS, conforme avalia o prefeito universitário. Os profissionais da empresa ficam distribuídos em todas as subestações desligadas, realizando os serviços. O tamanho da equipe varia com a quantidade de espaços afetados, podendo chegar a mais de 15 pessoas atuando simultaneamente.

Contrato começou em 2023

Até 15 funcionários trabalham por vez no serviço de recuperação das instalações elétricas. Foto: Malena Lima/Agecom/UFSC

O contrato para a manutenção da rede elétrica, iniciado em 2023, tem duração de até cinco anos e está em sua segunda renovação. A expectativa é que após 2028, novos contratos sejam firmados sob a legislação atual, permitindo períodos de vigência mais longos, de até 10 anos. O financiamento é realizado com recursos de custeio do Ministério da Educação (MEC), destinados à manutenção da infraestrutura da Universidade.

Já foram realizados os desligamentos na principal entrada de energia da UFSC e os alimentadores 1 e 2, que atendem a Reitoria I, Centro de Comunicação e Expressão (CCE), Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), Centro de Ciências da Educação (CED), Biblioteca Universitária (BU), Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, Restaurante Universitário (RU), Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM)-Modulados e Espaço Físico Integrado (EFI). Nas subestações, além dos trabalhos nas instalações elétricas, são executados serviços de manutenção civil, como reparo em telhados, impermeabilizações e esquadrias.

Willian Fabiano [email protected]
Estagiário da Agecom | UFSC
Adicionar aos favoritos o Link permanente.