Divulgado listão do Vestibular Unificado 2025; novas chamadas saem ainda em janeiro

Lista com mais de 4 mil nomes dos aprovados foi posta na frente do Centro de Cultura e Eventos, em Florianópolis. Fotos: Gustavo Diehl/Agecom/UFSC.

Choros, gritos, abraços e muita celebração tomaram a varanda do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, no Campus de Florianópolis, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no bairro Trindade, no final da manhã desta quinta-feira, 16 de janeiro. Era a divulgação do listão dos aprovados em primeira chamada do Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2025. A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) da UFSC organizou expositores com a lista dos 4.296 classificados, que foram descerrados logo após cerimônia em homenagem aos primeiros estudantes classificados, reunindo familiares e amigos dos vestibulandos em torno dos painéis.

>> Para conferir a lista completa de aprovados, acesse o site do Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2025

Durante o evento que anunciou os primeiros classificados do concurso deste ano, a Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (Prograd) informou que a UFSC deve fazer uma nova chamada de candidatos por semana, a partir de 29 de janeiro. Até o início do semestre letivo da Graduação, em março, a Prograd estima que devam ser feitas até cinco novas chamadas. Dessa forma, ainda há oportunidade para aqueles que não apareceram no listão do Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2025. A Prograd lembrou ainda a possibilidade de ingresso via Sistema de Seleção Unificada (SiSU), cujo prazo de inscrição começa nesta sexta-feira, 17 de janeiro.

>> Leia mais sobre a seleção via SiSU

A cerimônia de quinta-feira começou por volta das 10h, com público já acomodado nas poltronas do Auditório Garapuvu. O evento foi transmitido ao vivo pelo Departamento de Cultura e Eventos (DCEven) e teve tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). A mesa oficial foi composta pelo reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza; pelo presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve/UFSC), Marcos Baltar; pela pró-reitora de Graduação e de Educação Básica (Prograd/UFSC), Dilceane Carraro; pelo reitor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Maurício Gariba Júnior, e pelo reitor do Instituto Federal Catarinense (IFC), Rudinei Kock Exterckoter.

Um a um, foram chamados ao palco os estudantes melhores classificados das três instituições, da classificação geral do Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2025 e de outros processos seletivos.

Acolhimento e orgulho

Cerimônia homenageou primeiros classificados no processo. Foto: Gustavo Diehl/Agecom/UFSC

Julia de Oliveira Faria, 20 anos, alcançou o primeiro lugar na classificação geral dos candidatos oriundos de escola pública no Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2025. A egressa do Colégio de Aplicação realizou seu plano A, passar em Medicina na UFSC, mesmo estando incerta sobre a aprovação. “Eu estou nervosa porque não esperava. Agora eu quero dar orgulho para a Universidade que me acolheu, mesmo a duras penas”, brincou, sobre as duas tentativas anteriores de aprovação no vestibular.

Julia cursou parte do Ensino Médio durante a pandemia de Covid-19 e conta que, na época, foi desafiador conciliar as jornadas de estudos para se formar e passar no vestibular em Medicina. Após a cerimônia, dividindo a comemoração com a família e amigos, afirmou: “Quero ser uma acadêmica de respeito.”

Apoio da família

Guilherme Becker de Araujo Santos, 21 anos, natural de Porto Alegre, conquistou o 1º lugar no Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2025 para o curso de Medicina. O jovem compartilhou sua alegria e gratidão pela aprovação. “É ótimo. É muito bom ser aprovado aqui. Eu tô me sentindo ótimo, é indescritível”, disse. “Eu fiz o vestibular no ano passado e não fui aprovado, essa é a primeira vez que sou aprovado aqui.”

Ele destacou ainda o apoio importante da sua família, que esteve ao seu lado em cada passo. “Sempre me apoiaram, tudo que eu precisava eles sempre estavam do meu lado”, contou. Sobre a preparação para o vestibular, Guilherme explicou: “Fiz cursinho e era estudar o dia inteiro, o máximo possível, a dedicação total.” Sorrisos, gritos de comemoração e muitas fotos da família tomaram conta do Auditório Garapuvu.

Famílias prestigiaram cerimônia no Auditório Garapuvu, do Centro de Eventos da UFSC, em Florianópolis. Foto: Gustavo Diehl/Agecom/UFSC

Educação de qualidade, gratuita e pública

“Quem ingressa na UFSC tem a garantia de uma educação de qualidade, gratuita e pública. Um ambiente democrático e inclusivo”, disse o o reitor da Universidade, Irineu Manoel de Souza, quando usou a palavra na cerimônia para dar as boas-vindas aos aprovados. O reitor destacou o momento ímpar que é o ingresso no Ensino Superior, considerando as possibilidades que uma formação acadêmica promove na vida dos jovens.

Irineu também falou dos desafios que as instituições públicas enfrentam: “Nos últimos anos, as universidades públicas, especialmente as federais de todo o país, foram prejudicadas e desvalorizadas com a redução de recursos. Mas resistimos e continuamos abrindo as portas para a sociedade, com a oferta de novos cursos e novas unidades.

Fruto do trabalho de muitas pessoas

O presidente da Coperve, Marcos Baltar, discursou sobre o momento de alegria e celebração que tantas famílias vivem neste momento, ressaltando que o Vestibular Unificado é fruto do trabalho de muitas pessoas ao longo de meses. Dirigindo-se aos novos aprovados, ele comemorou: “Ficamos felizes que vocês tenham escolhido a UFSC, o IFSC e o IFC para ingressarem no Ensino Superior.”

A pró-reitora de Graduação e Educação Básica, Dilceane Carraro, afirmou que este é um momento de muita satisfação, observando que, além da alegria pela conquista, o resultado do vestibular também marca o encerramento de um ciclo e o início de outro, com a etapa de matrícula e início das aulas em 10 de março. “Nas próximas semanas, teremos muitas chamadas que podem contemplar aqueles que não foram aprovados agora.”

Seriedade, transparência e orgulho

O reitor do IFC, Rudinei Kock Exterckoter, salientou que a realização do Vestibular Unificado é um trabalho feito com muita seriedade e transparência, o qual culmina em um momento de orgulho e felicidade para as famílias. O reitor do IFSC, Maurício Gariba Júnior, falou sobre sua satisfação com a forte parceria firmada entre as três instituições, o que possibilitou uma grande capilaridade em todos os campi distribuídos por Santa Catarina, e cumprimentou os aprovados: “Apesar de hoje ser um dia cinzento, muitos estão vendo o sol, pelo esforço que tiveram para passar no vestibular unificado.”

Todos os homenageados da cerimônia de sexta-feira e a mesa oficial do evento. Foto: Gustavo Diehl/Agecom/UFSC

 

Veja mais fotos do anúncio do resultado do Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2025 (Fotos: Gustavo Diehl/Agecom/UFSC):


















Adicionar aos favoritos o Link permanente.