Conheça alguns dos animais marinhos mais venenosos do mundo

No verão, a maioria das pessoas vão à praia e entram no mar com o objetivo de se refrescar e até mesmo, para relaxar e se renovar para a sequência do ano.

Veja quais os animais marinhos mais venenosos do mundo – Foto: Canva/Divulgação/ND

Mas o oceano é um local cheio de animais, desde os mais fofos, até os mais perigosos. Por conta disso, veja os animais marinhos mais perigosos do mundo

Animais marinhos mais venenosos do mundo

Arraias-águia

As arraias-águia são encontradas nas águas quentes e temperadas dos Estados Unidos, como nas ilhas passando do Havaí, até o sul do Brasil.

Mas segundo o ADW (Animal Diversity Web), as arraias-águia já foram vistas também rondando o Mar Vermelho do Oceano Índico. Normalmente, elas passam a maioria do tempo nadando em profundidades de 60 metros.

As arraias-águia, assim como outros membros de sua família, têm o ventre branco e a superfície dorsal azulada pontilhada com manchas e anéis brancos.

As arraias-águia são capazes de picar as pessoas com os espinhos venenosos de suas caudas, com possibilidade de resultar em morte.

A cauda das arraias-águia, adverte o banco de dados da Universidade de Michigan, pode ser três vezes mais longa do que o diâmetro de seu corpo, que tem uma média de 180 a 330 centímetros.

As arraias-águia são encontradas nas águas quentes e temperadas dos Estados Unidos, como nas ilhas passando do Havaí, até o sul do Brasil – Foto: Unsplash/ND

Polvo-de-anéis-azuis

O motivo que torna o polvo-de-anéis-azuis é a presença de tetrodotoxina em seus tecidos moles, como informou um registro de dados publicado pela Science Direct, plataforma de informações científicas e médicas, em 2018.

A toxina que o polvo de anéis azuis usa para se defender é 1,2 mil vezes mais letal que o cianeto, um dos compostos mais venenosos da natureza.

O animal é comumente encontrado na costa da Austrália e no Oceano Pacífico Norte, próximo ao Japão e à Coreia.

O animal é comumente encontrado na costa da Austrália e no Oceano Pacífico Norte, próximo ao Japão e à Coreia e é um dos animais marinhos mais venenosos do mundo – Foto: Purebreack/ND

Caracol cone

O caracol cone habita as regiões tropicais e subtropicais do Oceano Indo-Pacífico, especialmente as costas e os recifes do norte da Austrália. Embora não viva em áreas mais profundas, as regiões de areia ao longo da costa são seu habitat preferido, revela um artigo da ADW.

Trata-se de um animal que se alimenta de peixes, que tem uma concha lisa e áspera sobre seu corpo macio. A característica mais marcante do tronco deste caracol, no entanto, é a presença de uma pequena espiral côncava que corresponde a 10% de todo o seu comprimento.

Conforme o ADW, o caracol cone usa um dente alojado em seu tronco como um arpão para incapacitar sua presa e, por meio dele, impregna o veneno presente em suas glândulas, as quais contêm toxinas mortais e enzimas digestivas.

A característica mais marcante do tronco deste caracol, no entanto, é a presença de uma pequena espiral côncava que corresponde a 10% de todo o seu comprimento – Foto: Divulgação/ND

Vespa-do-mar

Acredita-se que a Chironex fleckeri, também conhecida como box jellyfish ou vespa-do-mar, seja a criatura mais venenosa do mundo, observa o ADW. Sua picada é extremamente mortal para os seres humanos.

O animal habita as águas salgadas rasas e turvas de oceanos, rios de água doce e canais de mangue da Austrália. Seu nome, segundo o banco de dados ADW, vem do formato de sua parte superior, que parece uma caixa.

A vespa-do-mar é transparente e mede, em geral, entre 16 e 24 centímetros, embora alguns espécimes possam atingir um diâmetro de 35 centímetros.

A água-viva é um dos animais marinhos mais venenosos do mundo – Foto: Internet/Reprodução/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.